Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2015 - 07:59

Oi amplia datacenter para atender demanda de serviços de cloud no Brasil

Companhia vem crescendo a uma taxa duas vezes superior a do mercado no segmento de dados, cloud e TI. Investimentos em cloud já superam R$ 52 milhões desde o lançamento da plataforma Oi SmartCloud, em 2012.

Rio de Janeiro— A Oi está ampliando a capacidade de infraestrutura disponível em seu datacenter em São Paulo, um dos cinco que a companhia mantém no Bra sil, para atender a alta demanda por serviços de cloud computing (computação em nuvem) no país. O projeto, que começou em junho e será concluído em setembro, vai possibilitar à Oi novas vendas da oferta de IaaS (infraestrutura como serviço) para clientes de grandes corporações e pequenas e médias empresas durante esse ano e 2016. A Oi já investiu mais de R$ 52 milhões de reais no Oi SmartCloud, plataforma de cloud da companhia, desde seu lançamento, em 2012. A companhia vem registrando um forte crescimento na área de dados, TI e cloud, com um aumento de 20% da receita no último ano (primeiro trimestre de 2015 x primeiro trimestre de 2014).

Com a instalação de máquinas virtuais padrão (VMs) adicionais, o projeto quase dobrará a capacidade da infraestrutura atual do datacenter de São Paulo. Com a ampliação, será criado um “braço” da nuvem da Oi no datacenter de SP, que hoje oferece somente serviços de hosting e collocation a clientes corporativos. Atualmente, todos os clientes do Oi SmartCloud estão em um dos datacenters que a companhia mantém em Brasília. O datacenter de São Paulo foi escolhido pela Oi para a ampliação da nuvem por estar geograficamente mais perto das empresas mais importantes do país.

“A Oi vem crescendo a uma taxa superior a duas vezes a do mercado no segmento de TI para empresas e a nuvem é o carro-chefe do nosso negócio. Temos percebido o interesse crescente dos clientes por infraestrutura como serviço, o que justifica esse movimento de ampliação do datacenter da Oi em São Paulo”, comenta Mauricio Vergani, diretor de negócios B2B da Oi.

Com o projeto, além do incremento da receita com serviços de gerenciamento de servidores de clientes, a Oi prevê também o crescimento da venda de serviços de disaster recovery (contingência) para clientes que já têm suas aplicações e sistemas hospedados em servidores físicos, próprios ou alugados. Hoje, cerca de 15% dos clientes corporativos da Oi já usufruem dos serviços de TI da companhia. A consultoria internacional IDC prevê que o mercado mundial de IaaS cresça a uma taxa média de 79% ao ano entre 2015 e 2018.

A oferta de IaaS do Oi SmartCloud acaba de conquistar um importante reconhecimento. Após conclusão de auditoria externa minuciosa, a Cisco concedeu a certificação internacional CMSP (Cloud and Managed Services Program, ou Programa de Serviços Gerenciados e em Nuvem), na categoria Parceiro Master — a mais elevada do programa — ao serviço. Com esta certificação, a Oi reafirma ao mercado que seus serviços têm performance garantida e são altamente seguros, escaláveis e validados. A certificação CMSP da Cisco tem extrema relevância no mercado de TI e telecom por reconhecer a excelência nos processos de uma companhia.

No segmento B2B, a estratégia da Oi é continuar apostando na venda de serviços de dados, datacenter, TI e cloud. Para atender ao mercado B2B, a Oi oferece um portfólio convergente que engloba, além das soluções de TI e cloud, também serviços tradicionais em telecom, como mobilidade, dados e voz fixa. Recentemente a Oi lançou o Smart Office, solução integrada para implementação e gestão de trabalho remoto dos colaboradores. O Oi Smart Office é pioneiro no país e traz soluções de telecom, controle de jornada e produtividade usando a biometria e também aplicações corporativas de TI em nuvem, como Office 365.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira