Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2015 - 08:38

Abenav e Sinaval debatem impacto da crise na indústria naval e na rede de fornecedores

Evento reúne os principais agentes do setor para apresentarem seus pontos de vistas e discutirem a situação da rede de fornecedores no mercado.

A Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore(Abenav) e o Sinaval realizam, durante a 12° edição da Marintec South America - Navalshore, o evento “Fornecer – Crise e Impactos” para debater o novo formato da demanda do setor offshore após a divulgação do Plano de Negócios da Petrobras 2015-2019.

A intenção é abrir o debate sobre o tema para que os principais agentes apresentem seus pontos de vista e sugestões, incluindo a rede de fornecedores. Um novo posicionamento das empresas fornecedoras ao setor está em andamento e precisa ser apresentado.

O presidente da Abenav, Sergio Bacci, disse que “a construção naval e offshore passa por um momento de crise, a visão para o futuro é de redução geral da demanda, mas ainda existe um mercado a ser atendido com as encomendas que foram mantidas de plataformas de produção, sondas de perfuração, navios petroleiros e navios de apoio marítimo. Os segmentos de rebocadores portuários e comboios para transporte fluvial, continuam com demanda aquecida”.

De acordo com o Sinaval, a situação atual apresenta uma carteira de encomendas de estaleiros que soma 279 contratos de construção naval. O Plano de Negócios da Petrobras 2015-2019 provoca a redução geral da demanda e os impactos mais fortes são a diminuição na demanda por plataformas (FPSO) de produção de petróleo. São sete cascos de plataformas em construção em estaleiros locais. Cinco contratos de construção de cascos foram transferidos para estaleiros da Ásia. São 10 contratos para construção e integração de módulos de produção aos cascos de FPSOs. Cinco novas plataformas estão previstas para licitação internacional até 2020.

As plataformas FPSO influenciam a demanda futura por navios petroleiros aliviadores, estimados em dois por plataforma, e navios de apoio marítimo, estimados em cinco por plataforma. De olho neste cenário, as entidades se reúnem para assegurar novos contratos a partir de 2016.

O evento está programado para o dia 12 de agosto das 14h às 18h, durante a Marintec South America, único do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, que acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, no centro de convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas no site da Abenav ou pelo e-mail: comunicaçã[email protected].

O programa preliminar do evento conta com a participação de: Abenav/Sinaval: Sergio Bacci – mediador | Petrobras: Paulo Alonso (Palestra 30 min) | ANP: Marco Túlio (Palestra 30 min) | MDIC: – Carlos Gadelha (Palestra 30 min) | Enseada Indústria Naval – Humberto Rangel – (Palestra 30 min) | Abimaq: Marcelo Campos (debatedor) | Abinee: Paulo Galvão. (debatedor).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira