Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2008 - 10:39

IBM e Mastersaf anunciam parceria para a oferta de soluções de nota fiscal eletrônica no modelo de Saas

São Paulo – A IBM e a Mastersaf, fabricante de software e serviços nas áreas fiscal e tributária, fecharam uma parceria para a oferta de serviços e soluções de nota fiscal eletrônica para comercialização no modelo de Software como serviço (Saas). O mercado de pequenas e médias empresas é o segmento-foco dessa parceria.

Lançada inicialmente no Estado de São Paulo, onde opera em caráter experimental desde abril de 2006, a nota fiscal eletrônica (NF-e) tem validade em todos os Estados da Federação e já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005. Ela visa substituir livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos, com certificação digital e validade jurídica para todos os fins. A partir de 1º de abril deste ano, a nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória para algumas categorias de contribuintes localizados nos Estados signatários, de acordo com determinação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), órgão do Ministério da Fazenda.* Com o tempo, novos segmentos também serão obrigados a emitir a NF-e.

O grande diferencial desta oferta será a facilidade e a rapidez com as quais as empresas poderão aderir à norma da nota fiscal eletrônica. No modelo de software como serviço, o cliente não precisará fazer nenhum investimento inicial ou adquirir uma infra-estrutura de TI para viabilizar a emissão da nota fiscal eletrônica.

De acordo com Cláudio Coli, diretor de Operações da Mastersaf, o desenvolvimento da Mastersaf NF-e no modelo Saas é uma solução para o processo de controle de emissão dos documentos fiscais eletrônicos. A idéia principal é facilitar a vida das empresas e evitar que elas aumentem seus custos com a adoção de uma infra-estrutura em tecnologia da informação para operar o sistema. A Nota Fiscal Eletrônica passa a ser um serviço oferecido pela Mastersaf em parceria com a IBM. “A idéia é que os custos sejam baseados em métricas apropriadas e o cliente só pague por notas utilizadas no mês. Criamos um serviço que dinamiza os gastos e, através disso, oferecemos a estrutura e atualização do software quando novas funcionalidades são desenvolvidas. Isso impacta em economia direta”, afirma o executivo.

Atualmente, as administrações tributárias gastam muito para captar, tratar, armazenar e disponibilizar informações sobre a emissão de notas fiscais dos contribuintes. O volume de transações efetuadas cresce a cada dia e, na mesma proporção, aumentam os custos inerentes à necessidade do Estado de detectar e prevenir a sonegação tributária. O compartilhamento e integração proporcionados pela NF eletrônica têm o objetivo de racionalizar e modernizar a administração tributária brasileira, reduzindo custos e entraves burocráticos, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias e o pagamento de impostos e contribuições, além de fortalecer o controle e a fiscalização. Além da maior confiabilidade e melhoria no processo de controle fiscal, podemos destacar como benefícios da NF-e: - melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos | - redução de custos e entraves burocráticos, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias e o pagamento de impostos e contribuições | - diminuição da sonegação e aumento da arrecadação | - rapidez no acesso às informações | - eliminação do uso do papel e redução de custos de impressão | - redução de custos de armazenamento | - possibilidade de gerenciamento eletrônico dos documentos, eliminando os riscos de extravios | - possibilidade do cruzamento eletrônico de informações | - padronização do relacionamento eletrônico entre as empresas.[Fonte: Portal da Nota Fiscal Eletrônica, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal]

“Software como serviço está diretamente ligado a duas estratégias-chave da IBM: aumentar sua inserção no mercado SMB e oferecer soluções ‘on demand’ para o mercado corporativo”, afirma David Dias, gerente de alianças estratégicas da IBM América Latina. De acordo com o executivo, a oferta de serviços de NF eletrônica em parceria com a Mastersaf trará benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial: emitentes, destinatários, contabilistas, fisco e para a sociedade como um todo.

*A partir de 1º de abril de 2008 terão obrigatoriedade de utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) os seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins e o Distrito Federal, prevista no Ajuste SINIEF 07/05, de 30 de março de 2005, para os contribuintes: I - fabricantes de cigarros | II - distribuidores de cigarros | III - produtores, formuladores e importadores de combustíveis líquidos, assim definidos e autorizados por órgão federal competente | IV - distribuidores de combustíveis líquidos, assim definidos e autorizados por órgão federal competente | V - transportadores e revendedores retalhistas – TRR, assim definidos e autorizados por órgão federal competente. [Fonte: Portal da Nota Fiscal Eletrônica, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal ] || IBM (www.ibm.com/br)

Mastersaf - Há 20 Anos oferecendo tecnologia, conhecimento e experiência para gerar o melhor resultado com menor risco no negócio de seus clientes. Líder de mercado em fornecimento de software para gestão fiscal-tributária, a Mastersaf atende mais de 80% das 500 maiores empresas do Brasil.

As constantes transformações no segmento fiscal e tributário requerem dinamismo e agilidade para antecipá-las e implementá-las. Na mesma velocidade, a Mastersaf disponibiliza soluções para as empresas ficarem sempre “on time” com as suas obrigações nos âmbitos federal, estadual e municipal. | www.mastersaf.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira