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29/07/2015 - 07:32

Mulheres empreendedoras no Brasil

Começar um negócio não é uma tarefa simples. Escolher o ramo de atividade, o local, o público- alvo... E ainda há o risco de investir em um mercado incerto. Ufa! Só de pensar, já cansa, mas o tino empreendedor dos brasileiros, ou melhor, das brasileiras tem crescido significativamente. Segundo pesquisa da Serasa Experian, cerca de seis milhões de mulheres são donas de empresas. A maioria está nas regiões Sudeste e Sul e tem entre 31 e 50 anos. De acordo com o estudo, do total de empreendedoras, 9,51% são radicadas no Rio.

Como case de empreendedoras de sucesso destaco Regina Jordão, criadora da rede Pello Menos Instituto de Depilação, pioneira no serviço de depilação à cera no Brasil. A marca foi contemplada cinco vezes consecutivas com o Selo de Excelência no Prêmio Associação Brasileira de Franchising. Regina, que teve a ideia de abrir o negócio quando o marido foi demitido, hoje é dona de um empreendimento no segmento de beleza e estética que está presente em cinco estados do Brasil (Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo), com 51 unidades em funcionamento e está em processo de expansão até o início do mês de julho com mais uma unidade em São Paulo e outra em São José dos Campos. A estimativa é que a marca alcance até o final de 2016 a região nordeste, norte e toda a região sudeste.

Outro exemplo é a empresária Candice Marocco, dona da rede de charutos Candice Cigar Co, gaúcha radicada no Rio de Janeiro, aos 16 anos já emancipada, ingressa na faculdade de administração e abre a sua primeira empresa. A mini tabacaria que comercializa charutos e diversos outros produtos como cafeteria, entretenimento, revistaria e presentes espalhou-se por hotéis, casas noturnas e boates do Rio de Janeiro, entre eles: Copacabana Palace, rede Porcão, Antiquarius, Sheraton e boate Nuth, até alcançar mais de 180 pontos de vendas. Em 2001, ela viaja a Cuba e um encontro com Fidel Castro leva Candice a torna-se representante da importadora oficial de charutos cubanos no Brasil, o que a torna uma franqueadora da maior rede de tabacarias do país, com 14 unidades funcionando, sendo nove franquias e cinco próprias – quiosques e lojas – no Rio de Janeiro. Este ano a marca começa a expandir para outras regiões do Brasil. E o primeiro estado a ter a marca é São Paulo na cidade de Ribeirão Preto. Brasília, Campinas e Belo Horizonte são outras grandes cidades que poderão em breve receber a Candice Cigar Co.

As amigas de infância Priscilla Mendlewicz (turismóloga) e Camille Valverde (economista) não nasceram empreendedoras, elas se tornaram ao decidirem abandoar suas profissões e se dedicarem ao negócio próprio. E em 2013 criam em parceria com a marca internacional de cosméticos L´Oreal a Nailz Esmalteria atuante no segmento de beleza e bem-estar (com 17 serviços para unhas, pés e mãos, e inicia este semestre o trabalho de sobrancelhas com pinça, linha e rena) tem o propósito de levar conforto, beleza, praticidade e principalmente um novo conceito para as mulheres modernas inseridas no mercado de trabalho com o tempo cada vez mais diminuto. A marca que possui sete unidades em funcionamento entrou para o ramo da franchising em 2014 e espera atingir a meta de 14 franquias até dezembro de 2015 e atuar em toda a região sudeste em 2016.

A educadora Rosy Alvares uniu o seu amor pela educação com uma forma extra de ganhar dinheiro e criou, em 2014, o Leader Kids, conjunto de Programas Educacionais Extracurriculares. Hoje o modelo de negócios inspirado em franquias educacionais americanas é o seu principal meio de sustento e apresenta um crescimento significativo, sendo incluído no segmento do franchising em 2015, e logo expandindo para quatro unidades que atendem as escolas da zona norte e zona oeste carioca. A expectativa é abrir 10 unidades ainda neste ano. O programa que é voltado para crianças entre 02 e 09 anos de idade tem o objetivo de ampliar o potencial de aprendizagem das crianças ao estimular o desenvolvimento das competências sócioemocionais, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e criativo, autoestima, motivação, habilidades de comunicação, equilíbrio emocional e colaboração. O método também possui um programa específico para as férias, o “Leader Kids Férias”, que consiste em um conjunto de atividades lúdicas e motivacionais em colônias de férias temáticas, que geralmente ocorrem nas escolas ou espaços que já trabalham com o Leader Kids durante o resto do ano. E por último o “Leader Kids festa” para os pequenos que já conhecem o programa e querem comemorar seus aniversários de uma maneira especial.

Rosana Macedo e Rita Mascarenhas também são exemplos de mulheres empreendedoras. As duas se tornaram sócias da Fundição Filomena, rede de moda feminina com 15 unidades no país, em 2008. Antes de fazerem negócios em conjunto, Rosana já era cliente de Rita quando comprava bijuterias da sua ex-fornecedora. Em 2009, A Fundição Filomena foi formatada para atuar no franchising e a partir daí iniciou sua expansão. Com três lojas próprias das 15 em funcionamento no Rio de Janeiro (12), Teresina (1) e Brasília (2), a Fundição Filomena trabalha com dois modelos de negócios: lojas e quiosques. A expectativa é que a empresa possa integrar os estados de São Paulo e Minas Gerais nos planos de expansão no segundo semestre de 2015. A Fundição Filomena é uma empresa que utiliza a customização como diferencial para o cliente. Em todos os seus produtos o cliente pode montar o produto de acordo com suas preferências. Ao abrir o negócio, a Fundição Filomena destina R$ 20 mil de produtos para os quiosques, e R$ 60 mil para lojas. Esses produtos fazem com que os investimentos neles tenham uma projeção de faturamento em torno de 35%.

As sócias Janete Cozer e Tatiana Wenkert encabeçam a masterfranquia da rede de lojas de depilação Não+pêlo no país. Em 4 anos de atuação elas comandam no Rio de Janeiro 32 unidades no estado presentes em nove municípios. O método visa retirar os pelos através da Luz Pulsada Intensa, ou IPL, que vem a ser uma técnica de fotodepilação mais eficaz do que o laser porque abrange uma área corporal maior e tem a sensação de calor diminuída graças ao sistema de refrigeração integrado da máquina. O aparelho é sensível à melanina e por isso o pelo é destruído desde as células germinativas até as pontas. Com sessões progressivas da fotodepilação, o pelo fica mais fraco e passa a crescer em menor quantidade e cada vez mais frágil.

Para quem tem quadros de foliculite, hipertricose e pseudofoliculite, a fotodepilação é indicada para os pacientes dessas doenças, já que funciona como método de tratamento. Principal diferencial da Não+Pêlo, cada seção (área) de IPL por apenas R$ 69. Com visitas rápidas, em horário marcado e sem deixar de lado o principal: a qualidade.

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