Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2008 - 10:55

SOS pés

Chegou a hora de dispensar um tratamento especial aos pés. Afinal, foram meses de sol, mar e piscina. Após esse período é comum que eles apresentem ressecamento, unhas encravadas e até mesmo micoses, fungos ou rachaduras, decorrentes do contato com água e areia contaminada.

Ninguém ignora que uma unha com micose, por exemplo, pode causar muito desconforto. Além da má impressão (desleixo) pode ser também um indicativo de falta de saúde. Em alguns casos chega mesmo a comprometer a vida social e profissional da mulher, que se vê impedida de usar uma sandália ou um sapato social.

Entretanto, na ânsia de manter as cutículas bem aparadas, muitos homens e mulheres acabam exagerando no cuidado ou fazendo-o de maneira inadequada, causando inflamações, irritações e até enfraquecimento das unhas e deformidades. Por isso, nessa hora é importante procurar a ajuda de um podólogo, profissional especializado no tratamento e correção das doenças das unhas dos pés.

Micose - Um problema muito comum pós-verão é a micose, normalmente causada por fungos ou por traumas (topadas ou atrito do calçado). “As unhas com micose normalmente doem, são grossas, com manchas brancas na superfície e podem ficar com aspecto de ‘unha de gavião’", explica Isabel Pereira, podóloga do Planet Hair, formada pelo Senac Saúde e especializada em pés diabéticos.

Nesses casos, após fazer a assepsia de toda a parte afetada, a podóloga aplica um antifúngico local e em seguida molda a unha com resina (a mesma utilizada em procedimentos odontológicos). Em 80% dos casos a unha cresce normal e saudável.

Unha encravada - As unhas encravadas são resultantes da penetração de um pedaço de unha no tecido lateral. Em geral, há infecção e formação de tecido de granulação exuberante. Nesses casos, o tratamento é feito com o auxilio de ortóses e clips que tracionam a unha para que ela volte ao seu lugar.

Uma boa dica de prevenção, de acordo com Isabel, é procurar cortar as unhas dos pés em formato reto, para que seus cantinhos não cresçam no sentido errado ferindo a pele. O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento e em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

Os tratamentos para unha encravada e para micose duram em média uma hora, incluindo a reflexologia (técnica de relaxamento podal) de vinte minutos. Preço: R$55,00.

Cutículas e ressecamento - Segundo Isabel, a cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias. A sua retirada facilita as infecções. O ideal é amolecer e hidratá-las com um creme. Os pés também devem ser hidratados diariamente para evitar ressecamento e as rachaduras nos calcanhares.

A permanência das unhas pintadas por longo tempo favorece o aparecimento de escamas e fissuras na unha. Por isso, depois de cinco dias é preciso retirar o esmalte velho e deixar as unhas respiraram antes de uma camada de esmalte.

Dicas para pés saudáveis: . Seque bem entre os dedos, para evitar frieiras. | . Jamais cutuque uma unha com alicate, espátula ou pauzinho. Isso pode ferir e inflamar o dedo. Tesouras e alicates enferrujados podem provocar tétano. Não retire a cutícula, pois ela tem a função de proteger a unha. | . Use um creme hidratante específico para os pés na hora de dormir. Capriche nos calcanhares para evitar fissuras. | . Evitar andar descalçada pela areia, beira da piscina e de clubes. | . Reserve um dia por semana para ficar sem esmalte para que a unha respire. | . Visite mensalmente o podólogo. | . Quando for ao podólogo ou manicure, pergunte se o material esterilizado. Se não for, saia do lugar sem cerimônias.

Consultoria: Isabel Pereira, podóloga com especialização em pés diabéticos (www.podobel.com) | Planet Hair - Rua Melo Alves, 96 – Jardins – São Paulo | Telefone: (11) 3082.0113- Estacionamento gratuito com manobrista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira