Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2015 - 07:55

Masan lança instituto para ampliar a oferta de ações sociais

Iniciativa nasce a partir do sucesso dos projetos realizados pela empresa .

O sucesso e o crescimento do número de ações sociais desenvolvidas pela Masan –— empresa de serviços especializados – são bases para a mais nova iniciativa da empresa: a criação do Instituto Masan. O lançamento será dia 30 de julho(quinta-feira), às 10h30, no Solar da Imperatriz –— na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Instituto Masan irá manter atenção constante no desenvolvimento do seu papel social e a expectativa da instituição é triplicar o número de vidas impactadas nos próximos cinco anos. No mesmo dia, à tarde, a empresa reabre o Jardim Sensorial, mais uma ação socioambiental no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O trabalho social realizado pela Masan teve início em 2009, com o programa Sementes do Amanhã, que se dedica à capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e conta com a parceria do Novo Degase, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Firjan e RioSolidario. O sucesso do programa motivou a Masan a investir e expandir ainda mais seu papel social. Foi assim que nasceu o programa Quebrando Barreiras, que em pouco mais de três anos já atendeu cerca de 1.400 pessoas.

Em parceria com a ONG Entre Amigas, RioSolidario, Metrô Rio e Instituto Invepar, o programa Quebrando Barreiras oferece cursos de auxiliar de cozinha, copeira e lactarista para moradores de comunidades pacificadas, egressos do sistema prisional e pessoas com deficiência. A capacitação profissional tem duração de três meses e, durante esse período, todos os alunos recebem vale-transporte e cesta de alimentação pela boa assiduidade. Além disso, eles não pagam nada pelos cursos.

Pouco tempo depois, outros programas, projetos e ações foram criados e passaram a integrar o trabalho social realizado pela empresa Masan.

De acordo com Adriana Pinto, diretora-executiva da Masan e presidente do Instituto Masan, promover ainda mais iniciativas sociais é o principal objetivo do instituto. “Com a criação do Instituto, estimamos que nos próximos cinco anos o número de vidas impactadas com os projetos sociais seja três vezes maior que o atual. O instituto se coloca como um verdadeiro instrumento gerador de oportunidades.”, aponta a diretora.

Jardim Sensorial desperta sentidos —O Instituto Masan comemora, também no dia 30 de julho, a reabertura de um importante projeto de educação socioambiental: o Jardim Sensorial – que integra o Programa Eco Atitude e inclui socialmente pessoas com deficiência visual e jovens aprendizes. A iniciativa – em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro – visa, principalmente, capacitar jovens para a realização de atividades de jardinagem e sensibilizar as pessoas para a questão da deficiência visual. A abertura contará com a participação do Coral do Instituto Benjamin Constant. Na ocasião, será homenageada a paisagista Cecília Beatriz, uma das diretoras da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), que idealizou o jardim, criado em 1989.

O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Orquídeas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitos outros podem ser tocados e, em alguns casos, até mesmo provados pelos visitantes.

Com o apoio do Instituto Masan, o Jardim Sensorial ganha uma equipe, composta por oito monitores e uma técnica educacional, preparada para receber visitantes com necessidades especiais, principalmente os cegos e deficientes visuais. A equipe desenvolverá atividades pedagógicas para familiarizar as pessoas que enxergam com o universo das que não podem. Estima-se que existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa no Brasil.

Dos monitores, três são cegos e um tem baixa visão. Eles foram selecionados em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), que também dá treinamento sobre como atender pessoas com esse tipo de deficiência à equipe do Jardim Botânico. Uma das principais atividades é a visita guiada com olhos vendados. Também serão realizadas, no auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), palestras sobre como acolher pessoas com deficiência, sobre braile, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e temas relacionados. Estão previstas ainda atividades específicas para grupos escolares.

O Jardim Sensorial, funciona de egunda-feira, das 13h3min0 às 16h30min, de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. Agendamento de grupos (até 10 pessoas) e visita escolar: telefone (21) 3204-2886, Rua Jardim Botânico, nº 1008, Jd. Botânico, Rio de Janeiro(RJ). Ingresso: R$ 9,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira