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31/07/2015 - 07:12

VLI moderniza estaleiro de solda de trilhos em Pedro Leopoldo (MG)


A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, acaba de concluir mais uma etapa do processo de modernização do estaleiro de solda de trilhos localizado no município de Pedro Leopoldo (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A aquisição de uma tecnologia de ponta, que possibilita maior eficiência na execução e no monitoramento de parte dos trabalhos desenvolvidos no local, é a novidade entre os investimentos feitos pela companhia. Com reformas estruturais e novos equipamentos, a unidade, que completa nesta semana 32 anos de atividades, já alcança altos índices de produtividade, mantendo o foco em segurança operacional.

No estaleiro, realiza-se o beneficiamento dos trilhos que são utilizados na manutenção e na remodelação da malha ferroviária administrada pela VLI. Barras importadas da Ásia são soldadas na unidade e atingem, atualmente, até 240 metros de comprimento. A execução desse trabalho na estrutura existente em Pedro Leopoldo torna o processo de aplicação dos materiais na via mais confiável e ágil.

Seguindo a estratégia de investimentos na unidade, a empresa adquiriu neste ano uma tecnologia de ponta para a máquina de soldas Flash-Butt, utilizada na etapa central da produção de trilhos longos soldados. Com esse novo sistema, o equipamento passa a ser operado por meio de um recurso automatizado e com interface totalmente computadorizada, representando um ganho para a segurança dos empregados na execução dos trabalhos, anteriormente realizados com acionamento de controles manuais.

Além disso, os parâmetros de qualidade da solda passam a ser coletados e monitorados continuamente, assegurando que possíveis desvios do produto final do estaleiro de soldas sejam identificados e adequados com maior precisão. O armazenamento digital dos dados trará ganhos significativos em relação à disponibilidade física do equipamento, segurança dos operadores e padronização das soldas Flash-Butt executadas.

Para o gerente de Planejamento de Manutenção de Via Permanente da VLI, César Toniolo, o investimento em sistemas modernos e seguros faz com o estaleiro de soldas se torne referência no setor ferroviário. “Os equipamentos permitem ganhos significativos em produtividade e segurança operacional, reduzindo o risco de acidentes de trabalho a partir da mecanização e modernização dos processos de soldagem. A tecnologia empregada é inovadora e a VLI é pioneira nesse quesito”, destaca.

Os investimentos integram um projeto de mecanização da planta, que teve início em 2010 e possui marcos graduais estabelecidos até 2018. Hoje, o estaleiro é capaz de executar até 12 soldas por hora útil, ofertando até 32 mil toneladas de trilhos soldados por ano. A capacidade de produção na unidade dobrou desde o início da primeira fase da modernização.

Operação —Os trilhos beneficiados no estaleiro de soldas em Pedro Leopoldo são importados do Japão e da China. As barras de 24 metros são desembarcadas no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e transportadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a unidade. Na planta, as barras são soldadas.

Os investimentos concluídos neste mês também capacitaram o estaleiro a fornecer trilhos longos soldados de até 240 metros. Anteriormente, as estruturas alcançavam no máximo 216 metros. Essa melhoria possibilita que a planta aumente a capacidade de envio de trilhos para a manutenção ferroviária e reduza custos com soldagens realizadas no campo durante a etapa de assentamento das novas peças.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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