Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2015 - 06:41

Tratamento natural atua na circulação e previne o aparecimento das temidas varizes

Castanha da Índia e Centella Asiática aliviam os sintomas característicos da insuficiência venosa.

Vasos e varizes estão entre as principais queixas da população, principalmente entre as mulheres e após os trinta anos de idade, quando a incidência é maior. Além do desconforto estético, podem ocorrer problemas mais sérios, como sensação de dor e peso nas pernas, inchaço, cãibras e coceira. Para proporcionar o alívio desses sintomas, os medicamentos fitoterápicos, produtos naturais à base de plantas, são uma opção eficaz e com reduzidos efeitos colaterais.

Segundo a médica com formação em desenvolvimento de fitomedicamentos, Jackeline Barbosa, praticamente todas as pessoas estão predispostas a desenvolver, em alguma fase da vida, vasos ou varizes, que podem causar sofrimento em maior ou menor intensidade. “Quando as pessoas dizem que não têm varizes, talvez seja porque esse problema ainda não é visível ou não incomoda. O fato dos seres humanos, em seu processo evolutivo, passarem a andar de pé, sobre os membros inferiores, prejudica o retorno venoso. O sangue é bombeado facilmente através das artérias, do coração até as pernas e os pés, mas precisa de uma força adicional para retornar dos membros inferiores, contra a ação da gravidade, através do sistema venoso. Este sistema precisa estar saudável, com seus componentes, como as válvulas venosas, funcionando satisfatoriamente. Fatores como sedentarismo, idade e hereditariedade contribuem para que as veias percam sua elasticidade e eficiência. “O sangue passa a refluir e ficar estagnado, o que provoca deformação venosa e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias é o que chamamos de varizes”, explica Jackeline.

Frequência maior entre as mulheres —As mulheres têm uma grande propensão a sofrer os sintomas das varizes ao longo da vida, sendo que essa incidência é ainda maior quando a fase é de gestação ou menopausa. Entre as causas que tornam o problema mais intenso na população feminina estão os hormônios, que provocam a dilatação venosa e o enfraquecimento do sistema de válvulas no interior das veias. Apesar disso, as varizes também podem trazer incômodo aos homens e em todas as faixas etárias. Já as microvarizes ou vasinhos são comuns em todas as faixas etárias, incluindo pessoas mais jovens, e constituem um dos principais motivos de consultas ao angiologista.

Prevenção —Atitudes simples contribuem para a prevenção das varizes. O excesso de peso, por exemplo, é um fator negativo, por sobrecarregar a circulação e provocar o aparecimento de varizes. Exercícios físicos, como corrida e caminhada, que melhoram a circulação, também são formas de prevenção.

Segundo Jackeline, as varizes aparecem com mais intensidade durante os extremos de temperatura. “Quando faz muito frio ocorre a vasoconstrição, para evitar a perda excessiva de calor e manter a temperatura do corpo. Isso pode, no entanto, prejudicar a circulação sanguínea. Já ao contrário, quando faz muito calor, acontece a vasodilatação, que provoca um extravasamento de líquidos entre os tecidos e o edema ou inchaço nos membros inferiores”, destaca. A profissional lembra que as varizes são um problema crônico e que é necessário buscar o tratamento e adotar hábitos saudáveis.

Fitoterápicos para prevenção e tratamento — O mercado de fitoterapia está em fase de ascensão. Entre as razões para esse crescimento está a mudança de hábitos na busca de uma melhor qualidade de vida pelos brasileiros, pois os fitoterápicos reforçam o conceito de vida saudável desejado pela população. Entre os medicamentos fitoterápicos mais indicados para prevenir e tratar as varizes estão a Castanha da Índia, conhecida como a “rainha da circulação”, e a Centella Asiática, que fortalece e tonifica a estrutura do tecido conjuntivo.

Promover o aumento da resistência vascular periférica e melhorar o retorno do fluxo venoso periférico são funções da Castanha da Índia. Muitos estudos clínicos comprovaram as atividades antiedematosa (combate o inchaço), antiinflamatória e venotônica (aumentam a resistência dos vasos) do extrato padronizado da planta. “Estas ações se devem à presença de saponinas, como a aescina. Além das ações principais, outros elementos presentes atuam como antioxidantes e regeneradores das funções celulares, o que promove efeitos sinérgicos e altamente benéficos”, afirma Jackeline.

Além da Castanha da Índia, a Centella asiatica é outro medicamento muito recomendado para esse problema. “A Centella asiatica é conhecida por sua atividade sobre a síntese e qualidade do colágeno, que constitui a parede vascular e os tecidos de sustentação que envolvem os vasos sanguíneos. A substância possui ainda ação antioxidante e otimizadora da viscosidade sanguínea. Isto tem um impacto positivo sobre o fluxo venoso nos membros inferiores, o que é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento das varizes”, destaca a profissional.

A Centella asiatica e a Castanha da Índia possuem ação complementar, segundo a médica. “Essas substâncias possuem atividade farmacológica complementar. “Ao utilizar a Castanha da Índia junto com a Centella asiatica, há efeitos positivos sobre o tônus vascular e a agregação plaquetária”, conta.

A Castanha da Índia Herbarium é vendida na forma de comprimidos revestidos para aliviar os sintomas característicos da insuficiência venosa. Proporciona aumento da resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso.

Centella Herbarium —A Centella melhora o tônus e a elasticidade da parede dos vasos sanguíneos, normalizando a circulação venosa. Além disso, traz efeitos positivos na função de drenagem linfática. Por fortalecer e tonificar a estrutura do tecido conjuntivo, é utilizada para tratar a insuficiência venosa dos membros inferiores.

O Herbarium é a Indústria de referência em fitoterapia no Brasil e em 2015 completa 30 anos de existência. Localizado no município de Colombo (PR), a 15 km de Curitiba, a companhia tem em seu portfólio fitomedicamentos de prescrição médica, fitoterápicos de venda livre e suplementos nutricionais, além de produtos para controle de peso. Por ser pioneiro no setor, tem a responsabilidade de promover os conceitos e benefícios da Fitoterapia. O Herbarium ainda acumula diversos prêmios referentes à prática de gestão de pessoas, marcas de confiança e gestão de inovação.[www.herbarium.com.br | Central de Relacionamento Herbarium: 0800 723 8383].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira