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01/08/2015 - 07:19

Magazine Luiza atinge lucro líquido de R$ 3 milhões no 2T15

E registra crescimento de vendas sem efeito Copa do Mundo. E ganha participação de mercado. Mesmo em um cenário econômico adverso, nos cinco primeiros meses de 2015, o Magazine Luiza aumentou sua participação de mercado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

No segundo trimestre deste ano, os principais pontos em relação ao desempenho operacional da Companhia foram os seguintes: As vendas líquidas atingiram R$ 2,1 bilhões, uma queda de 10,1% em relação ao mesmo período de 2014.

É preciso, porém, destacar que a base de comparação do segundo trimestre do ano passado é excepcionalmente alta em função do período da Copa do Mundo, que impulsionou sobretudo o consumo de bens da categoria imagem (aparelhos de TV). Quando consideradas as vendas no conceito das mesmas lojas (SSS), o aumento das receitas líquidas do Magazine Luiza no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013 foi de 24,5%.

O decréscimo nas vendas líquidas do 2T2015 também foi provocado pelo atual cenário macroeconômico, considerado o mais desafiador dos últimos anos e que teve efeitos diretos sobre o consumo das famílias.

No segundo trimestre de 2015, as vendas do Magazine Luiza no conceito mesmas lojas (SSS) caíram 12,8%. Nas lojas físicas, a queda foi de 15,1%. O e- commerce mostrou-se mais resiliente à retração do mercado: a queda no canal foi de 0,4%

Desconsiderando o resultado de vendas da categoria de imagem – uma queda de 52,8% no segundo trimestre de 2015 -- as vendas do Magazine Luiza cresceram 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que levou ao aumento de sua participação de mercado.

Crescimento da margem Ebtida —Apesar da queda de vendas no conceito mesmas lojas, a margem Ebitda do Magazine Luiza no segundo trimestre de 2015 foi de 6% totalizando R$ 126,6 milhões um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento é resultado do ganho de margem bruta de 2,8 pontos percentuais, conseguido graças a fatores como a melhoria do mix de vendas, o início da cobrança de frete e montagem, o aumento da participação de serviços, uma melhor negociação com fornecedores e melhoria do controle de despesas operacionais. A excelente performance das empresas coligadas Luizacred e Luizaseg também contribuiu para o aumento da margem Ebitda. O resultado da equivalência patrimonial cresceu 2,7% em relação ao segundo trimestre de 2014, atingindo R$20,8 milhões.

A Luizacred aumentou sua base de cartões, apresentou um crescimento de receitas, manteve a inadimplência sob controle e gerou um lucro líquido de R$33,5 milhões, com ROE de 25,4%. A Luizaseg registrou um aumento na receita de 38,4% e um lucro líquido de R$ 8,2 milhões (aumento de 84,4% em relação ao segundo trimestre de 2014), com ROE de 40,9%.

Lucro líquido de R$3 milhões —No segundo trimestre de 2015, o lucro líquido do Magazine Luiza atingiu R$ 3 milhões. Apesar do crescimento da margem bruta e da margem Ebitda, o lucro líquido foi influenciado pela menor diluição das despesas fixas e pelo aumento das despesas financeiras, em função da evolução significativa da taxa básica de juros no período.

Crescimento da Luizacred —Em junho de 2015, a Luizacred atingiu uma base de 3,5 milhões de cartões emitidos, um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2014. A carteira de crédito da companhia, incluindo cartão de crédito, CDC e empréstimo pessoal, alcançou R$ 4,5 bilhões ao final do segundo trimestre deste ano, um aumento de 4,5% em relação ao segundo trimestre de 2014. O maior destaque foi a carteira de cartão de crédito, que cresceu 16,6%, enquanto a carteira do CDC diminuiu 27,4%.

As receitas da intermediação financeira cresceram 5,4% no segundo trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 22% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza, que compensou a redução de 17,9% nas operações financeiras realizadas com o CDC.

Os indicadores de inadimplência da Luizacred continuam sob controle. O indicador de curto prazo (NPL 15) aumentou 0,2 ponto percentual e a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) subiu 0,4 ponto percentual. em relação a junho de 2014.

As provisões líquidas de recuperações da Luizacred cresceram apenas 5,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, e representaram 3,5% da carteira total no 2T15, estáveis em relação ao 2T14 (3,5%). Vale destacar que o índice de cobertura da carteira ficou basicamente estável em 119% em junho de 2015 versus 122% em junho de 2014.

No segundo trimestre deste ano, o resultado operacional da Luizacred foi de R$ 55,8 milhões, representando 16,1% da receita da intermediação financeira. O lucro líquido totalizou R$33,5 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 25,4% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE).

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