Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2015 - 08:23

Meliá Hotels International triplica lucro líquido e gera € 20,3 milhões no 1S15

Empresa registra crescimento no RevPAR e Ebitda.

A Meliá Hotels International apresentou excelentes resultados no primeiro semestre de 2015. A companhia gerou € 20,3 milhões (aproximadamente R$ 76 milhões) em lucro líquido, triplicando o valor alcançado no mesmo período no ano passado. A empresa completou também a marca de 19 trimestres consecutivos com melhorias no RevPAR, a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.

Os índices financeiros da Meliá registram um crescimento de 19,2% nas receitas totais, chegando a € 839 milhões (cerca de R$ 3.140 milhões) e de 22,1% no Ebitda subjacente, indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. O Ebitda sobe ainda para 43% se incluir o capital gerado pela venda de ativos durante o período.

A empresa atribui os resultados a diversos fatores, como o enfoque do grupo em relação às receitas, a estratégia de distribuição direta e fidelização dos hóspedes pelo programa MeliáRewards, assim como os programas de renovação e rebranding de seus hotéis. Além disso, contribuiu a evolução positiva nos principais mercados emissores europeus e americanos, além do efeito favorável da valorização do dólar e da libra esterlina.

Destaca-se no panorama atual da companhia o crescimento das vendas pelo site melia.com (+27% até a data), potencializado pela crescente digitalização do negócio com o projeto Meliá Digital. O melia.com oferece o complemento perfeito ao negócio gerado através da estreita colaboração da Meliá com as principais agências e operadores de turismo.

A Meliá revela uma clara recuperação das margens de lucro, que, com um crescimento global de 323 pontos básicos, melhoraram em todas as áreas de negócio e deram impulso à redução da dívida líquida, que permitirá cumprir o objetivo de seguir baixando os custos de financiamento.

Em geral, os resultados financeiros melhoraram 45% no período, graças à confluência da redução da dívida e os custos financeiros em mais de 80 pontos básicos. A geração de fluxo de caixa livre aumentou € 30 milhões (aproximadamente R$ 112 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2014.

Vale ressaltar a importância da abertura de novas unidades da marca em nível global. Entre janeiro e junho, a Meliá inaugurou nove hotéis, entre eles os espetaculares Meliá Doha, ME Milan Il Duca e Meliá Paris La Defense. Além disso, a companhia segue incorporando projetos em Cuba com a assinatura de um novo Meliá em Varadero. Há neste momento 61 hotéis em processo de início de funcionamento, sendo que 14 deles abrirão as portas ainda este ano. No total, o portfólio da Meliá apresenta 377 unidades (cerca de 98.000 apartamentos).

“Os resultados até junho confirmam o desempenho positivo de nosso negócio hoteleiro em nível internacional, que recolhe os frutos da recuperação econômica e de nossa estratégia comercial acertada nas principais capitais europeias, e muito especialmente, na Espanha”, afirma Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International. “De olho no futuro, nosso grupo trabalha em um novo Plano Estratégico 2016-2018 que nos permitirá seguir liderando um setor em constante transformação, tanto no âmbito de férias como no de novos hotéis urbanos, e avançar na digitalização da empresa”, finaliza. Meliá Hotels International —Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels. O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (sendo umas das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Perfil—A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 17 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília, Belo Horizonte e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Atua principalmente no segmento de hotéis corporativos e também de resorts através da administração do Meliá Angra Marina & Convention. Em 2015, foi eleita pela AVIESP, Associação das Agências de Viagens, como a Melhor Rede Hoteleira Internacional. Segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil e é uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País.

Próximas aberturas no Brasil: Innside Santos (SP), Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE) e TRYP Itaboraí (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira