Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2015 - 08:23

Statoil comemora marca de 100 milhões de barris produzidos no campo de Peregrino

Resultado é obtido quatro anos após o início da produção, em abril de 2011.

A Statoil, empresa do setor de óleo e gás sediada na Noruega, e a estatal chinesa Sinochem estão comemorando uma nova conquista do campo de Peregrino, na bacia da Campos. No dia 02 de agosto(domingo), foi alcançada a marca de 100 milhões de barris produzidos na área, onde a companhia registrou o primeiro óleo em abril de 2011.

"Estamos muito satisfeitos por termos atingido um marco tão importante em nossas operações. O que conseguimos no Campo de Peregrino demonstra o poder do possível. Temos orgulho de fazer parte de um projeto que é ao mesmo tempo emocionante e desafiador. Estes resultados refletem o profissionalismo dos nossos profissionais e o uso da tecnologia desenvolvida pela Statoil, no Brasil e em tantos outros países onde atuamos no mundo. Seguimos constantemente aprendendo e estamos ansiosos para alcançar novos marcos à medida em que continuamos a desenvolver este grande campo", disse Pål Eitrheim, presidente da Statoil Brasil.

Oitavo maior campo do Brasil, de acordo com dados divulgados pela ANP em março de 2015, Peregrino possui o óleo mais pesado já produzido offshore no país. O campo é o maior operado pela Statoil fora da Noruega e responde por cerca de 12% da produção internacional da companhia (em torno de 720 mil barris/dia).

A operação engloba duas plataformas fixas de perfuração (WHP A e WHP B), além de uma unidade flutuante de produção e armazenamento (FPSO Peregrino), com capacidade de produção de 100 mil barris/dia. A Statoil detém uma participação de 60% e é a operadora do campo e a Sinochem, os restantes 40%.

Com um excelente histórico, Peregrino já havia comemorado um outro marco histórico no projeto, atingindo em 2014, simultaneamente, metas de produção, eficiência, custo e segurança.

Em janeiro deste ano, foi apresentado à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o Plano de Desenvolvimento da Segunda Fase do Campo de Peregrino. Com investimentos totais previstos de US$ 3,5 bilhões, o projeto prevê uma nova plataforma de perfuração (WHP C) e adiciona cerca de 250 milhões de barris em reservas recuperáveis para o campo de Peregrino.

A segunda etapa do projeto vai permitir a extensão da vida útil de Peregrino e representa um passo estratégico e importante da empresa em sua trajetória no país, comprovando mais uma vez o compromisso da Statoil com o Brasil.

. Os principais marcos na história de Peregrino :

Perfil—A Statoil é uma empresa internacional de energia sediada na Noruega. Com 43 anos de experiência em produção de petróleo e gás, a companhia opera em 30 países. Está entre as maiores operadoras offshore de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos. A companhia conta com, aproximadamente, 22,5 mil funcionários no mundo todo e está listada nas bolsas de valores de Nova York e Oslo. Mundialmente, a Statoil produz em torno de dois milhões de barris/dia, dos quais 40% vêm das operações internacionais da companhia. No Brasil, a empresa participa de dez concessões, sendo operadora em seis delas. Hoje, é uma das maiores produtoras de petróleo do país e operadora do campo de Peregrino, na Bacia de Campos, o maior fora da Noruega, com produção de cerca de 100 mil barris de petróleo por dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira