Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2015 - 08:46

Nova campanha institucional da Fundação SOS Mata Atlântica


Aposta em histórias reais e inspiradoras de preservação ambiental. Produzida pela agência DPZ&T, ‘Espécies da Mata Atlântica’ traz iniciativas de cidadãos que encontraram formas próprias de mobilizar outras pessoas para a causa ambiental.

A Fundação SOS Mata Atlântica divulga nesta semana a nova campanha “Espécies da Mata Atlântica”, que conta histórias reais de cidadãos que se mobilizam, cada um à sua maneira, em favor da preservação do meio ambiente e da Mata Atlântica. Criada pela agência DPZ&T, a websérie terá quatro episódios e contará ainda com o portal “GPS Mata Atlântica” (gpsmataatlantica.org.br), que vai mapear onde estão as boas iniciativas que contribuem para a causa ambiental.

As pessoas serão convidadas a participar publicando fotos, vídeos e textos que relatem suas ações em prol do ambiente em que vivem. A campanha terá ainda anúncios para as mídias digital e impressa. Disponíveis nos perfis sociais e no site oficial da SOS Mata Atlântica, os webfilmes serão narrados por artistas como Mariana Ximenes, Regina Casé e Márcio Garcia, que apoiam a causa e emprestaram voluntariamente suas vozes para a ação.

Para Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a campanha mostra às pessoas que existem e de formas simples ajudam na preservação do meio ambiente. “Com este projeto queremos reforçar a ideia de que qualquer um pode fazer sua parte e contribuir para um ambiente mais sadio. Ao trabalhar com histórias reais – que inspiram e mostram diversas maneiras de proteger o ambiente – temos a oportunidade de aproximar ainda mais as pessoas e engajá-las para a causa ambiental”, diz ela.

Segundo Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T, a comunicação lança um novo posicionamento para a marca: “sua causa é a nossa”, que renova as ambições da ONG em seus 28 anos de atuação. “A SOS Mata Atlântica foi criada com uma proposta que hoje é ainda mais atual. Questões ambientais extrapolaram o debate ambientalista e se tornaram sociais quando percebemos os impactos na qualidade de vida, como a atual escassez de água. O objetivo da campanha é vincular valores que o jovem defende com a razão de existir da SOS Mata Atlântica. Esse pensamento que inclui, inspira e favorece a troca de ideias conduziu naturalmente a um formato prioritariamente digital.”

Inicialmente, a websérie da campanha terá dois episódios. Os minidocumentários contam a história de indivíduos que, por razões inicialmente pessoais, deram origem a movimentos que contagiaram outras pessoas. “Com atitudes extremamente simples e facilmente replicáveis, que apelidamos de microrrevoluções, essas pessoas estão fazendo a diferença para a preservação da Mata Atlântica”, afirma Motta.

Um dos exemplos é o do Rafael Pereira, que incentiva a participação de voluntários no monitoramento da água dos rios e faz parte do programa Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica. Como consequência, sua ação ajuda a engajar pessoas a cobrar o poder público por rios mais limpos e melhorar a qualidade de vida nessas áreas. A narração da história do Rafael foi feita pela atriz Mariana Ximenes.

Outro personagem é o Pedro Paulo de Osorio Ferreira, voluntário no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que participa de atividades para recuperação da mata, limpeza e manutenção de trilhas, orientação e informação aos visitantes. Essas atividades contribuem para que o local fique mais bem cuidado, incentivando que as pessoas frequentem mais os parques. Quem conta esse caso é a apresentadora e atriz Regina Casé.

“Tradicionalmente, a Fundação SOS Mata Atlântica desenvolve campanhas e ações para mobilizar pessoas em prol da causa ambiental. Ao longo dos anos, a Fundação tem contado com apoio de diversas agências, veículos de comunicação e a imprensa para sua divulgação. Dessa forma, consegue atingir um público maior, o que contribui para a conscientização e maior conhecimento sobre a Mata Atlântica”, afirma Afra Balazina, diretora de Comunicação e Marketing da ONG.

A criação da campanha é de Daniel Mattos e Daniel Motta, que também assina a Direção de Criação ao lado de Marcelo Lucato.

SOS Mata Atlântica —A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 28 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br/apoie.

Título: GPS MA | Duração: 5 x 2’/ 30”/ 5” | Produto: SOS MA | Cliente: SOS MA | Agência: DPZ&T | Direção Geral de Criação: Marcelo Lucato | Diretor de Criação: Daniel Motta | Diretores de Arte: Daniel Motta e Daniela Dauch | Redatores: Daniel Mattos, Daniel Motta e Lucas Leão | Direção Geral de Atendimento: Carlos Sabino | Diretor de Atendimento: Pedro Venturini | Atendimento: Stephanie Fernandes / Rafael Lopes | Direção Geral de Mídia: Paulo Sant’Anna | Diretor de Mídia: Clara Corrales | Mídia: Vivian Simões e Gabriel Santos | Direção Geral de Planejamento: Marcelo Suárez | Diretor de Planejamento: Alejandro Oszust | RTV: Marina Fridman, Bárbara Polezer, Ana Ananias e Lia Satiro | Produtora: Spanda Produtora | Direção: A Dupla – Guga Ferri e Danilo Mantovani | Direção de Fotografia: A Dupla – Guga Ferri e Danilo Mantovani | Atendimento: Juliana Eduardo | Produção Executiva: Ana Cenamo | Montagem: Tony Tiger | Finalização: Carlos Kenjy – Cut Films | Pós Produção: Tony Tiger e Carlos Kenjy | Produtora de Som: Casa da Sogra Soluções Sonoras | Maestro: Gustavo Garbato | Locutor causas: Marcio Garcia, Mariana Ximenes, Luciano Huck, Regina Casé | Locutor filme 30”: Gustavo Garbato | Finalização de áudio: Guilherme “Xibrusk” Schildberg | Atendimento: Guilherme Garbato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira