Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Rio de Janeiro é campeão de inscrições no Prêmio Mulher Empreendedora

O Rio de Janeiro foi o estado que mais recebeu inscrições para o Prêmio Mulher Empreendedora deste ano. Foram validados 424 relatos de vida de mulheres à frente de um empreendimento. Desde março estavam abertas as inscrições para a premiação, que tem como objetivo divulgar ações bem-sucedidas gerenciadas por mulheres ou grupos de mulheres que sirvam de exemplo para quem deseja abrir um negócio próprio.

No ranking nacional do prêmio, o Rio de Janeiro ficou em 1º lugar, seguido por São Paulo, com 295 inscrições, Rio Grande do Sul, com 135 inscrições e Amapá, com 129 inscrições. No Estado do Rio, foram 24 inscrições pela internet e 400 pela Rede de Atendimento. Foram mais de 1,7 mil inscrições de todo o país. Os nomes das finalistas serão divulgados no dia 19 de março do próximo ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 30 de março, em Brasília (DF).

A avaliação das candidatas levará em consideração as características da empresária diante da busca de oportunidades, persistência, capacidade de superar desafios, criatividade, liderança, planejamento de ações do negócio, relacionamento com clientes e responsabilidade social, entre outros critérios.

O prêmio é composto por quatro etapas: estadual, regional, nacional e internacional. Os relatos passarão por uma comissão de avaliação e, posteriormente, serão feitas visitas de verificação às empresas melhor avaliadas. Esse é o primeiro passo para a etapa estadual. Após esse processo, uma comissão julgadora se reunirá para escolher as melhores do Rio - duas finalistas nas categorias Proprietárias Micro e Pequenas Empresas e Membros de Grupos de Produção Formal (Associações ou Cooperativas).

As vencedoras desta etapa receberão do SEBRAE/RJ um curso da Matriz de Soluções Educacionais. Elas concorrerão com outras duas de cada estado na etapa estadual. Na regional, serão eleitas as 20, que participarão da etapa nacional e receberão troféu, certificado de participação e custeio de deslocamento e hospedagem para o evento nacional, em Brasília. Durante esse estágio, serão selecionadas 10 vencedoras, duas em cada região, que serão agraciadas com uma viagem internacional de até oito dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Saiba mais sobre a premiação - O Prêmio Mulher Empreendedora, uma homenagem prestada anualmente pelo Sebrae a mulheres com histórias de destaque na área empresarial, foi instituído com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O objetivo da premiação é identificar, selecionar e premiar os as estórias de mulheres que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora. Esta é a terceira edição do prêmio. Em 2004, 700 histórias de sucesso participaram da primeira edição do prêmio e, em 2005, 1,3 mil mulheres inscreveram-se.

O prêmio tem como público-alvo mulheres acima de 18 anos que sejam proprietárias de micro ou pequenas empresas, ou membros de grupos de produção formais (cooperativas e associações), constituídos por pequenas empreendedoras, e apoiados pelo Sebrae. Os relatos têm até 61 linhas e trazem informações sobre a história da empreendedora, como começou o negócio, como está o empreendimento hoje, como a empreendedora imagina seu negócio no futuro e um encerramento.

As histórias serão avaliadas por uma comissão julgadora, que vai analisar se o caso pode incentivar outras pessoas que querem empreender, se houve criatividade na ação empreendida, capacidade de transformar um sonho em realidade, e compromisso da mulher com a melhoria de sua aprendizagem e de seus colaboradores, entre outros.

Este ano, a regra para o julgamento da premiação traz uma novidade: as empresas serão visitadas pessoalmente pela equipe técnica da comissão avaliadora, a critério do Sebrae em cada estado, para a conferência dos dados apresentados. A verificação in loco possibilitará que o processo de julgamento se torne mais transparente, mais justo e eficaz, formando bases sólidas para uma decisão mais criteriosa.| Por: Sebrae-RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira