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04/08/2015 - 09:10

Assistência farmacêutica ajuda a reduzir riscos de automedicação

Hábito é comum para 76,4% dos brasileiros, segundo pesquisa do ICTQ.

Uma boa parte da população ainda faz uso incorreto dos medicamentos, aumentando os riscos para a saúde. Segundo dados do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) de 2014, 76,4% dos brasileiros têm por hábito se automedicar. Campanhas podem ajudar a reduzir esses indicadores. Já os pacientes com planos de assistência farmacêutica têm riscos menores de se automedicar.

Segundo Carlos Pappini Jr, diretor de Marketing da ePharma, os beneficiários desses planos só conseguem comprar os medicamentos apresentando a receita médica. “O controle começa com obrigatoriedade de consulta médica. Apenas com a prescrição da receita pelo médico, que é cadastrado no sistema, o paciente consegue comprar o medicamento”, explica Pappini.

Na farmácia, o beneficiário apresenta seu cartão e a receita. Os dados são incluídos no Sistema Autorizador e imediatamente checados online e real time no banco de dados. Segundo Pappini, também é possível checar eventuais interações medicamentosas (entre dois ou mais medicamentos). O sistema pode ainda consultar a interação droga-paciente, checando eventuais contraindicações do paciente. Na próxima etapa, que é realizada em segundos, retorna a informação à farmácia, com a autorização validada.

As orientações ao paciente podem continuar durante o tratamento. Algumas empresas farmacêuticas oferecem serviços exclusivos de orientação medicamentosa, com possibilidade de ligar para a casa do consumidor e oferecer a orientação correta sobre o uso de medicamentos. “Avançamos bastante e temos serviços similares aos oferecidos no mercado norte-americano”, afirma Pappini.

A ePharma —Consolidada como principal player no recente mercado brasileiro de assistência farmacêutica, a ePharma dispõe de tecnologia que conecta, em tempo real, aproximadamente 22 mil farmácias e drogarias de todo o país a um sistema autorizador ancorado em um potente banco de dados, dando acesso a medicamento a mais de 27 milhões de pessoas.

O portfólio de serviços da ePharma traz ainda serviços inovadores voltados à saúde e ao bem-estar dos beneficiários. Dentre eles, destacam-se o Plano de Medicamentos no modelo de pré-pagamento baseado no levantamento da estimativa de gastos com medicamentos de acordo com o perfil dos colaboradores, como o ePharma Plenus; o gerenciamento de doentes crônicos; o concierge da saúde, que é um serviço multidisciplinar de aconselhamento telefônico que oferece assistência nutricional, enfermagem, psicóloga, médica e farmacêutica; Unidade de negócios Farma responsável pelo acompanhamento dos pacientes via call center especializado; Specialty Care, direcionado a promover o acesso e a gestão do tratamento de pacientes portadores de doenças complexas e raras.

A companhia detém ainda mais da metade do mercado de assistência farmacêutica, com uma carteira de cerca de 150 empresas, constituindo 1.610 programas.

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