Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2015 - 09:22

CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta mostra de filmes da vanguarda californiana


Com filmes inéditos que marcam a inovação da estética cinematográfica durante a revolução cultural e sexual americana, a mostra terá toda renda doada ao programa Rio Sem Homofobia.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 04 a 16 de agosto (terça-feira a domingo), a mostra A Vanguarda de São Francisco, com 39 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens nunca exibidos no Brasil. Os filmes marcaram a época do movimento artístico conhecido como Renascença de São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. A curadoria é do crítico de cinema Paulo Ricardo de Almeida e toda a renda da bilheteria será doada ao programa Rio Sem Homofobia.

Para a programação, foram selecionados filmes de diretores consagrados como Sidney Peterson, que foi jornalista, escritor e cineasta, consultor do Museu de Arte Moderna, de Nova York (MoMA) e fundador do Workshop 20 na California School of Fine Arts (atualmente San Francisco Art Institute), primeiro curso de cinema daquela cidade. Outros nomes de peso são James Broughton, poeta, dramaturgo e cineasta, precursor do Beatniks - movimento cultural antimaterialista antecessor ao movimento hippie -; o poeta beat Christopher MacLaine; e Bruce Baillie, um dos fundadores da Cinemateca de São Francisco e da Canyon Cinema.

“A seleção traz a efervescência do cinema avant-garde de São Francisco, mais radical e ousado, tanto no estilo quanto nos temas retratados, do que o que se fazia na Costa Leste, com Maya Deren, por exemplo”, explica o curador. A cidade foi um dos berços do cinema de vanguarda americano. Notavelmente influenciados pelo surrealismo, com montagem, enquadramentos e cortes fora dos padrões estéticos da indústria comercial hollywoodiana, os filmes também inovaram ao explorar outras experiências sensoriais.

Entre os destaques da mostra estão The potted psalm (1947), de Sidney Peterson e James Broughton, primeiro filme da Renascença de São Francisco e da Workshop 20, e Castro street (1966), de Bruce Baillie, curta-metragem premiado e selecionado para preservação pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso. Além dos quatro filmes dirigidos por Christopher Maclaine: Scotch hop (1959), Beat (1958), The man who invented Gold (1957) e The end (1953). Todos os filmes serão exibidos com legendas em português.| Facebook.com/AVanguardaDeSaoFrancisco.

Mostra A vanguarda de São Francisco, de 04 a 16 de agosto de 2015 (terça-feira a domingo), na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1, Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca),Horários: consultar programação. Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes).Classificação Indicativa: Consultar programação. Acesso para pessoas com deficiência. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Telefone: (21) 3980-3815. | www.caixacultural.com.br |www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira