Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2015 - 09:51

A carreira em W e a importância do mentoring nas empresas


Uma nova forma de desenhar a vida profissional surge no mercado: é a carreira em W. Na Internet é possível encontrar diferentes definições para a carreira em W e, na minha visão, existem duas principais: temos a tríade “carreira administrativa empresarial, especialização em negócios e especialização técnica”, na qual o analista ou gerente de negócio é responsável pela visão estratégica de um produto ou serviço - a gestão do seu ciclo de vida, avaliando o seu resultado por meio do lançamento, a manutenção, a evolução e o seu encerramento -, bem como pelo conhecimento das necessidades do mercado, da cadeia de valor e dos seus concorrentes. Apesar de sua enorme responsabilidade em relação à estratégia de negócios, colabora constantemente com seus pares - gestores administrativos e especialistas técnicos - na manutenção da viabilidade do produto ou serviço.

A outra visão de carreira em W é composta pela carreira administrativa empresarial, liderança ou gestão de projetos e especialização técnica, na qual o líder ou gerente de projeto ascende profissionalmente combinando competências técnicas e de liderança para garantir a satisfação de todos os envolvidos no projeto, sem a necessidade de especialização em um produto ou serviço. Neste modelo, o gerente de projetos tem também a oportunidade de passar por diversas áreas da empresa, maximizando o seu aproveitamento e aprendizado sistêmico.

Há muito tempo o mercado já apresentava a necessidade da criação de uma modalidade que não restringisse o profissional a virar gerente administrativo ou especialista para alcançar melhores salários e posições. Uma pessoa que é deslocada para executar a gestão de um projeto, por exemplo, não pode ser considerada técnica, pois faz a gestão operacional desse projeto. Ela também não tem como ser vista com uma gerente administrativa, porque normalmente está limitada em suas decisões a seguir a estratégia definida pelos gestores da empresa.

Sendo uma novidade no mercado que afetará a vida profissional de muitas pessoas, a carreira em W precisa do suporte do mentoring. O termo em inglês significa “tutoria” ou “mentoria” e é uma ferramenta de desenvolvimento profissional, na qual um executivo mais experiente compartilha informações e ajuda outra pessoa com menos experiência pessoal e profissional.

Por ter passado por áreas diferentes e ter traçado uma trajetória profissional consistente, o mentor tem qualificações e propriedade para falar sobre a empresa na qual trabalha e também dar dicas de como o seumentee pode lidar com determinadas situações. No caso da carreira em W, o papel do mentor é ainda mais fundamental, pois a pessoa que optar por seguir essa modalidade vai ter muitas dúvidas e desafios a enfrentar para conciliar o seu lado técnico com o lado gestor.

Muitas vezes, as pessoas encontram dificuldade para desenvolver as características necessárias de liderança. A comunicação assertiva, a flexibilidade, a resiliência e a persuasão são apenas alguns dos pontos que um gestor precisa para ser um verdadeiro líder. Por meio do processo de mentoring, o profissional tem contato com uma pessoa que já desenvolveu essas características e que já passou por dificuldades semelhantes as que ele irá passar, mesmo que em um modelo de carreira diferente.

O mentor, provavelmente, não traçou uma carreira em W, mas ele passou por áreas e cargos que lhe deram conhecimento e visão do mercado suficiente para aplicar no seu dia-a-dia e compartilhar com os seus mentees. A orientação dada por eles no momento de transição de modalidade de carreira pode ajudar seus colegas a alcançarem o sucesso.

. Por: Renata Frank, diretora da empresa Integralidade Desenvolvimento Humano & Corporativo, especializada em coaching. É Master Coach formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela MSI. Acumula mais de dez mil horas em consultorias, treinamentos, palestras, workshops, mentoring e coaching. Possui também mais de dez anos em cargos de gestão estratégica e, atualmente, cursa MBA em Gestão Empresarial e Coaching pela FESPSP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira