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05/08/2015 - 07:47

5ª Fevest bate recordes de compradores e de negócios


Polo de moda íntima está otimista com a recuperação da economia no segundo semestre.

A 25ª edição da Fevest —Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, que está sendo realizada em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, desde o último domingo, reunindo cerca de 100 expositores entre as maiores indústrias da região, superou as expectativas de bons negócios para o setor.

“Apenas nos dois primeiros dias da Fevest recebemos mais de sete mil visitantes de 18 estados brasileiros, além de comitivas da Itália, Portugal, Suíça, Chile, Peru, Colômbia, Estados Unidos e Bahamas“, comemora Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), que representa 1.480 indústrias do polo de moda íntima.

Segundo Porto, a expectativa inicial era de incrementar em 4,5% o volume de negócios em comparação ao ano passado, chegando a R$ 50 milhões. ”O movimento no domingo e segunda já ultrapassam essa previsão e a maior procura não é por produtos de baixo custo, e sim por novidades e tecnologia de ponta. Só teremos o valor definido ao final do evento, mas acredito que as vendas superem os R$ 58 milhões”, estima o presidente do Sindvest.

Outro aspecto ressaltado pelos empresários do setor é a estabilidade do mercado de trabalho. Enquanto os índices oficiais do país apontam um desemprego crescente em diversos setores, o Polo de Moda Intima de Nova Friburgo registra menos de 1% de saldo de demissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego.

”A estabilidade entre demissões e contratações no nosso setor demonstra que há empresas que driblam a crise e identificam oportunidades de crescimento. Criatividade e inovação são fundamentais em momentos como o que estamos vivendo”, ressalta o empresário.

E há muitos otimistas entre os expositores da Fevest. Diego Ribeiro, da Sensualle, está confiante na geração de negócios para o segundo semestre, a partir dos contatos feitos durante a feira. "Trouxemos produtos diferenciados e o público comprador se interessou muito. Para nossa surpresa, muitos da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, o que tudo indica que, a partir da Fevest, novos negócios surgirão", comenta Ribeiro.

Felipe Bortolotti, dá área de exportação da Sapeka Lingerie, empresa que exporta para cerca de 20 países, está feliz com as negociações antes mesmo do evento terminar. "Recebemos muitos clientes novos na Fevest, principalmente do Nordeste, além de compradores da Itália, Canadá, EUA e Suíça. Trouxemos para a feira deste ano uma linha de fantasias 100% renovada. Isso, com certeza, chamou a atenção dos compradores. Estamos entrando com nossos produtos na África e, em breve, na Europa", adianta Bortolotti.

Entre as novidades apresentadas na Fevest, que esse ano reúne cerca de 100 expositores, está a loja conceito, com inspiração futurista, mas de olho no eterno sonho de beleza das mulheres, apresentando lingeries funcionais. ”A ideia é ajudar a cliente a entender seu corpo de um jeito prático, com uma linguagem atual e conectada. O design do espaço é retrô, mas a tecnologia de ponta oferece interatividade e trabalha a autoestima das mulheres”, explica a coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp.

A Fevest é uma realização do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest); uma promoção do Senai/Firjan e Sebrae; com patrocínio do Banco do Brasil, Correios e Governo Federal; apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil; e organização da Teia de Eventos. [www.fevest.com].

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