Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2015 - 07:22

O Rio de Janeiro como porta de entrada para estrangeiros

Embratur define mercados prioritários para divulgar destinos nacionais ao público que vêm ao país para o megaevento.

Brasília —Com estimativa de um fluxo entre 300 e 500 mil visitantes do exterior no Brasil para os Jogos Olímpicos, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desenvolve estratégias de atuação voltadas para a promoção do Brasil no exterior como sede dos grandes eventos esportivos. “O Rio de Janeiro será a porta de entrada, mas trabalharemos para que turistas do mundo inteiro visitem várias cidades brasileiras durante os Jogos”, afirma o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro de 2016, a Embratur prevê o Visit Brasil Olympic, um projeto de eventos específicos de promoção e captação de investimentos em mercados considerados prioritários, que são Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Portugal e Estados Unidos.

Nesta semana, em 08 de agosto(sábado), está prevista a realização do Brazil Day, em Londres. Em parceria com a Embaixada do Brasil, a Embratur irá apoiar o evento e divulgará o Brasil e o Rio de Janeiro. O festival, na Trafalgar Square,terá shows ao vivo, incluindo apresentação da bateria de uma Escola de Samba, e atividades esportivas interativas abertas ao público. A gastronomia brasileira estará presente em quiosques típicos da orla carioca.

Na Expo Milão, que vai até 31 de outubro, outra atividade tem foco nos Jogos Rio 2016. Por meio de totem interativo (touchscreen), no pavilhão do Brasil, o usuário escolhe ingredientes representativos da gastronomia regional e tem acesso a informações turísticas de diversas cidades brasileiras, com destaque para as que receberão os Jogos. Para gerar a continuidade no relacionamento, o visitante recebe a receita final e informações turísticas via e-mail, reforçando a questão da sustentabilidade.

Assim como ocorreu na feira IMEX Frankfurt, em maio deste ano, a Embratur pretende realizar, neste segundo semestre, uma corrida de rua durante a IMEX América, em Las Vegas. Durante o percurso, o instituto divulga não apenas o Rio, mas o País inteiro como destino Olímpico.

“A exposição mundial do Brasil durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai resultar em impacto imediato no turismo do País, assim como foi a Copa do Mundo. Essa é a oportunidade de o Brasil se mostrar como destino turístico não só de lazer, mas de negócios e eventos", destaca o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Ele enfatiza que, além da capital fluminense, as outras cidades-sede do futebol olímpico (Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo) também têm recebido atenção. "Em todas as feiras e eventos internacionais estamos levando informações e material de divulgação desses destinos”.

Pan de Toronto —Para ampliar e fortalecer a relação entre Brasil e Canadá, diversificar a oferta de destinos e atrair mais canadenses ao País, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, aproveitou o clima dos Jogos Pan-Americanos deste ano para divulgar o turismo brasileiro durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016.

“O turismo no Brasil ainda tem muito a ser explorado. Estivemos em duas cidades canadenses, Toronto e Montreal, para trazermos ao País essa experiência bem-sucedida do Pan e estreitar laços com o Canadá, um país tão importante, que conta com 500 empresas que investem no Brasil”, disse Vinícius Lummertz.

Reformulação digital —Com o objetivo de posicionar o Brasil no segmento de eventos e exaltar a diversidade e capacidade para captação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o portal MICE [www.visitbrasil.com/mice] passou por reformulação. A partir de agora, o público terá informações detalhadas sobre as cidades brasileiras que receberão as Olimpíadas. Mais fácil de navegar, a plataforma oferece dados sobre os eventos, centros de pesquisa relacionados, acessibilidade, infraestrutura e clima. MICE é a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições).

Qualificação e sinalização e nacionalização da tocha —Uma das prioridades do Ministério do Turismo é qualificar 10 mil pessoas ligadas ao setor, com prioridade para profissionais do Rio de Janeiro e das cidades onde serão realizados jogos de futebol (Brasília, Manaus, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte). O processo tem início no segundo semestre de 2015. Há ainda previsão de qualificação e certificação de empreendimentos do setor de turismo, para garantir segurança e melhor qualidade no atendimento ao turista no Rio de Janeiro.

O Rio, contudo, é apenas o pontapé de um projeto bem mais amplo. O revezamento da tocha é visto como uma das principais oportunidades de nacionalizar os Jogos e de divulgar os destinos turísticos do país. Estão em estudo, segundo informações da pasta, uma série de ações para apoiar os municípios que vão receber a caravana na divulgação de seus atrativos.

Já em agosto, o ministério vai promover um evento para sensibilizar estados e municípios participantes do tour sobre a importância do evento. A pasta vai apoiar campanhas de promoção, de qualificação profissional (por meio do Pronatec Turismo) e projetos voltados para melhorias da infraestrutura dos principais atrativos, com destaque para sinalização turística.

Para dar visibilidade às ações, foi criado o Mapa da Tocha, ferramenta interativa que identifica os 82 municípios onde a chama olímpica irá pernoitar, as chamadas cidades-celebração. O material oferece informações básicas sobre os destinos e atrativos a serem aproveitados.

No Rio de Janeiro, em específico, um importante projeto de sinalização turística, financiado com recursos do Ministério do Turismo, prevê a implementação de 500 placas de orientação de turistas na cidade. Deste total, 119 já foram colocadas nos principais pontos de circulação. O MTur também vai priorizar a conclusão de obras de sinalização de apoio nas cidades do futebol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira