Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2015 - 07:54

"Como Aécio & Marina ajudaram a eleger Dilma"

Autoria de Chico Santa Rita e Fernanda Zuccaro.

Neste livro polêmico e revelador, o veterano especialista em campanhas eleitorais Chico Santa Rita, mais de 150 campanhas em 40 anos [agora em parceria com a historiadora e cientista política Fernanda Zuccaro], nos surpreende com uma análise provocante: Dilma Rousseff não deveria ter sido reeleita, tal era a rejeição de seu governo, e acabou vencendo não pelas qualidades que não possuía, mas pelos descomunais erros das campanhas de seus adversários Aécio Neves e Marina Silva.

Chico e Fernanda Zuccaro lembram que menos de seis meses antes da votação que elegeu Dilma nenhum candidato era favorito, mas ela –— tendo em vista as pesquisas que mostravam rejeição aos resultados de programas governamentais –— deveria perder. Marina (primeiro turno) e Aécio (segundo turno) começaram na frente, mas com marketing deficiente diante da eficiência profissional que acabou levando Dilma à vitória.

Todas as campanhas –— afirmam os autores —– tiveram “desvios de conduta”, com exageros, mentiras e até “deturpações criminosas” dos acontecimentos. “É condenável que a moral e a ética tenham sido deixadas de lado”, afirmam – mas é assim que as coisas funcionam hoje e foi também por isso que Dilma ganhou. Talvez por isso – ou com certeza por causa disso – ela tem enfrentado, depois da posse, as terríveis dificuldades e rejeições que têm tornado um verdadeiro martírio o seu governo.

Os autores —Chico Santa Rita, jornalista e publicitário, pioneiro do marketing político no Brasil. Está em campo desde a primeira eleição (1976) após a redemocratização. Nesses anos foram em torno de 200 trabalhos em todos os níveis políticos. Ele atuou como coordenador de campanhas eleitorais, consultor de imagem de governos e de corporações políticas, com destaque para as campanhas do Presidencialismo no plebiscito de 1993 e do “Não” no referendo sobre a proibição da venda de armas em 2005. Trabalhou na editora Abril e na TV Globo, entre outras empresas de comunicação.|www.chicosantarita.com.br.

Fernanda Zuccaro, historiadora pela PUC-SP (2002), com especialização em Administração pela FGV/SP (2004) e em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA – USP (2009). Atua na área de marketing político e comunicação eleitoral e governamental há mais de dez anos, em diferentes níveis de campanhas para candidatos a cargos proporcionais, bem como para campanhas para prefeito, governador e entidades públicas e privadas. Exerce a função de Diretora de Operações da Chico Santa Rita & Associados, uma das mais prestigiadas agências especializadas em marketing político no Brasil e na América Latina.

Lançamento do livro no dia 17 de agosto (segunda-feir), às 18h30, na Livraria Cultura —Conjunto Nacional, Loja principal –— Piso do Teatro, Brasília(DF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira