Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 10:41

Mercado brasileiro de cartões de crédito deve faturar R$ 15 bilhões em fevereiro

Número de cartões em circulação ultrapassará 93 milhões

São Paulo - O mercado brasileiro de cartões de crédito segue apresentando bom desempenho. Para este mês a estimativa é faturar R$ 15,1 bilhões, um incremento de 24,4% se comparado aos R$ 12,2 bilhões registrados em fevereiro do ano anterior. Este resultado reforça o crescimento apresentado pela indústria em janeiro e continua superior ao crescimento médio registrado em 2007. Ao final do mês, usuários de cartões de crédito em todo o Brasil deverão ter realizado 204 milhões de transações com o plástico, a um valor médio de R$ 74,3. Os dados são da pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, desenvolvida mensalmente pela Itaucard.

A pesquisa indica que o faturamento do mês será impulsionado principalmente pela participação dos cartões nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que representarão, respectivamente, 29,5%, 15,4% e 8,1%, do total do volume transacionado no País. Para efeito de comparação, o mercado mineiro representa hoje praticamente a metade do mercado de cartões no Rio de Janeiro e este por sua vez representa a metade da indústria de cartões de crédito em São Paulo. Na seqüência figuram Bahia (6,5%), Ceará (5,6%), Distrito Federal (4,1%) e Pernambuco (4,1%), Paraná (3,1%), Rio Grande do Sul (2,8%) e Pará (2,6%) completando o ranking dos 10 maiores faturamentos no Brasil.

Também continua crescente a quantidade de plásticos emitidos no país. Ao final de fevereiro, o mercado de cartões de crédito contará com 93,5 milhões de unidades distribuídas em todo o Brasil, ou seja, 14,7% a mais em relação às que circulavam no mesmo período de 2007, quando a indústria contabilizava 81,6 milhões. Atualmente o mercado registra média de 3 cartões por portador, considerando todos os públicos.

“O bom desempenho observado é reflexo da flexibilização da indústria em atender as necessidades do consumidor e de uma demonstração cada vez mais clara em instruir os portadores do plástico a utilizar o cartão de forma consciente, permitindo a percepção das vantagens deste instrumento de pagamento e conseqüentemente sua maior utilização”, diz Fernando Chacon, diretor de Marketing de Cartões do Itaú.

Balanço consolidado em janeiro de 2008 - O mercado brasileiro de cartões de crédito registrou faturamento de R$ 16,3 bilhões em janeiro, crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro mês do ano, o setor contabilizou 214 milhões de transações a um valor médio de R$ 76,3.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira