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11/08/2015 - 08:16

Assistência farmacêutica traz soluções para baixar custo do plano de saúde

Projeções do setor: custos devem triplicar nos próximos 15 anos.

O perfil dos usuários dos planos de saúde deve sofrer profundas mudanças nos próximos anos, resultado do rápido envelhecimento da população brasileira. Projeções do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), divulgadas recentemente, mostram que os custos dos planos de saúde devem triplicar em 15 anos e saltar dos atuais R$ 106 bilhões, por ano, para R$ 283 bilhões.

O setor tem grandes desafios pela frente para reduzir custos e oferecer atendimento adequado à população. “Os serviços de assistência farmacêutica vão ganhar cada vez mais importância”, sentencia Carlos Pappini Jr, diretor de Marketing da ePharma, empresa líder no setor. Segundo ele, a companhia é um dos exemplos de corporação que está preparada para enfrentar as demandas dos clientes.

A ePharma conta com uma rede de 23 mil farmácias conectadas, 23 milhões de usuários cadastrados, sendo 4 milhões de empresas, e 2 mil clínicas e consultórios com o sistema autorizador eletrônico. “Conseguimos negociar preços melhores de medicamentos para nossos clientes assim como temos um banco de dados disponível para gestão de saúde das empresas”, aponta Pappini.

Os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam aumento de expectativa de vida no país em 3,6 anos. Em 2002, o brasileiro vivia em média 71 anos, mas em 2012 subiu para 74,6 anos. No Estado de São Paulo, 11% da população são de idosos – pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, a projeções mostram que o número de pessoas nessa faixa de idade deve duplicar no estado e ultrapassar outras faixas de idade.

A ePharma —Consolidada como principal player no recente mercado brasileiro de assistência farmacêutica, a ePharma dispõe de tecnologia que conecta, em tempo real, aproximadamente 23 mil farmácias e drogarias de todo o país a um sistema autorizador ancorado em um potente banco de dados, dando acesso a medicamento a mais de 23 milhões de pessoas.

O portfólio de serviços da ePharma traz ainda serviços inovadores voltados à saúde e ao bem-estar dos beneficiários. Dentre eles, destacam-se o Plano de Medicamentos no modelo de pré-pagamento baseado no levantamento da estimativa de gastos com medicamentos de acordo com o perfil dos colaboradores, como o ePharma Plenus; o gerenciamento de doentes crônicos; o concierge da saúde, que é um serviço multidisciplinar de aconselhamento telefônico que oferece assistência nutricional, enfermagem, psicóloga, médica e farmacêutica; Unidade de negócios Farma responsável pelo acompanhamento dos pacientes via call center especializado; Specialty Care, direcionado a promover o acesso e a gestão do tratamento de pacientes portadores de doenças complexas e raras.

A companhia detém ainda mais da metade do mercado de assistência farmacêutica, com uma carteira de cerca de 150 empresas, constituindo 1.610 programas.

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