Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 10:53

Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH conquista certificação ISO 14001 em seu 4º aniversário

Hospital é o primeiro certificado em Minas Gerais e o quarto no País.

O Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH (HDMU), localizado em Belo Horizonte, tem mais um motivo para comemorar o seu quarto aniversário. Inaugurado em 2004 com a missão de oferecer assistência de alta qualidade, segura e humanizada aos clientes do Sistema Unimed, o HDMU acaba de conquistar a ISO 14001. O certificado, válido por três anos e reconhecido internacionalmente, é conferido às empresas que comprovam o seu engajamento com a responsabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades. O hospital é o primeiro a receber essa certificação em Minas Gerais e o quarto no País, de acordo com pesquisa junto ao Inmetro, órgão responsável pela validação dos certificados no Brasil.

Com 102 leitos, o Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH realizou, em 2007, 13,2 mil procedimentos ambulatoriais e mais de 10,2 mil internações, com um aumento de 15,3% na média mensal frente a 2006. A taxa de ocupação também cresceu 8,5% na média mensal do período, resultado da ampliação do perfil de atendimento do hospital, que passou a receber maior número de casos clínicos. Os índices de satisfação dos clientes permanecem bastante elevados, superando os 97% obtidos nos últimos dois anos. Mais de 1,1 mil médicos cooperados atuam no HDMU.

Para entrar nesse seleto grupo de hospitais certificados segundo as normas ISO 14001, o HDMU implementou um projeto de gestão ambiental, incluindo uma política de uso racional dos antimicrobianos, ações para diminuição do consumo de energia elétrica e água e redução no uso do papel, entre outras medidas. O sucesso dessas mudanças pôde ser constatado já nos primeiros três meses, por exemplo pela queda de 9% no consumo de energia e de 3,7% no consumo de água, medidos por diária de internação.

A destinação dos resíduos sólidos e líquidos também faz parte do programa de gestão ambiental. A concentração dos efluentes (resíduos líquidos de produtos usados na limpeza e desinfecção do hospital) é monitorada para evitar danos à rede pública de esgoto. Já os resíduos sólidos são separados em seu local de origem e, apesar de a legislação orientar o tratamento térmico de apenas parte desse material, o HDMU incinera hoje todos os resíduos biológicos e perfurocortantes gerados, como forma de reduzir o impacto ambiental da sua operação.

“A gestão ambiental vem complementar o sistema de gestão pela qualidade, adotado no HDMU desde a sua fase de projeto”, explica o superintendente de Serviços Próprios da Unimed-BH, Adebal de Andrade Filho. “Como a sustentabilidade está no cerne da nossa visão de futuro, temos de considerar diferentes dimensões na gestão do serviço, desde a segurança e a qualidade da assistência, a humanização do cuidado, melhorias contínuas nos processos, até os aspectos ambientais da nossa atividade”, salienta.

Segundo o superintendente, o HDMU passou por um rigoroso processo de auditoria para comprovar que respondia a todas as exigências da ISO 14001. “O comprometimento e a motivação do corpo clínico e da equipe foram fundamentais para a conquista da certificação e mereceram destaque no relatório da auditoria”, elogia. O documento menciona que todos os colaboradores entrevistados foram capazes de abordar os aspectos ambientais das suas atividades e formas de minimizar impactos, além de citar as metas do programa – "postulando uma nova cultura organizacional, voltada para a sustentabilidade e a preservação ambiental", sublinha o texto.

Perfil do hospital - O HDMU é o primeiro hospital próprio implantado pela Unimed-BH — maior operadora privada de saúde fora do eixo Rio-São Paulo e líder do mercado mineiro, com uma carteira de mais de 695 mil clientes. O hospital foi concebido, desde a fase de projeto, para operar com um sistema de gestão da qualidade, que dá atenção permanente à segurança da sua estrutura, à capacitação da equipe e a melhorias contínuas nos processos de atendimento. Em dezembro de 2005, a unidade conquistou a acreditação hospitalar no nível de excelência, o mais alto concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e o certificado de qualidade na gestão ISO 9001:2000. Também essas certificações foram renovadas em dezembro passado.

Em curto espaço de tempo, o HDMU tornou-se reconhecido pela atenção humanizada no parto, com programas que incluem o alojamento conjunto de mãe e bebê desde os primeiros momentos após o nascimento, o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e apoio psicológico. Em 2007, foram 200 partos em média, a cada mês.

O hospital consolidou-se, também, como uma das referências no atendimento à gestação de alto risco na rede da Unimed-BH. Além de corpo clínico e de enfermagem experiente, a maternidade conta com a retaguarda de uma unidade de cuidados progressivos neonatais (UCP), que oferece aos bebês tratamento intensivo ou intermediário conforme a sua necessidade, e de um CTI para adultos com dez leitos. Outro diferencial é o serviço de gestação de alto risco, que acompanha as pacientes desde o pré-natal e atua como consultoria junto aos médicos cooperados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira