Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2015 - 07:49

Administração do tempo e equilíbrio emocional


Cada indivíduo tem objetivos e sonhos diferentes, mas algo em comum para muitos é o desejo de equilíbrio entre trabalho, família ou relacionamentos. A chave da constância entre as esferas da vida é o tempo, e administrá-lo é um desafio diário para quem busca o equilíbrio – e, consequentemente, a felicidade.

A psicologia da administração do tempo é baseada, principalmente, no comportamento e nas escolhas. As pessoas só percebem que precisam se organizar quando veem que seus objetivos não estão sendo atingidos. Sempre que escolhemos determinada coisa, estamos abrindo mão de outra.

Muitas vezes nos enganamos escolhendo atividades que são mais prazerosas ou mais simples de serem executadas, deixando as que exigem um esforço maior e mais longo para depois, o que chamamos de procrastinação. Os resultados desejados estão mais próximos das atividades mais difíceis do que das mais fáceis. Não saber elencar as prioridades de nossas atividades resulta, inevitavelmente, no desequilíbrio e a falta de tempo.

O primeiro passo para mudar esta realidade é o desejo de mudança. Se eu desejo administrar bem o meu tempo e minhas ações, a responsabilidade é única e exclusivamente minha. O segundo passo é dedicar um tempo para organizar e pensar o real objetivo: importância, ganhos, perdas, possibilidade de execução e ações que irão trazer os resultados que eu desejo.

Mas, como eu escolho minhas prioridades? Depende muito de meu objetivo. Pessoal ou profissional, devemos ter foco nas atividades que gerem conhecimento prático – faremos as atividades de forma muito mais simples, econômica e rápida se estivermos preparados e organizados para executá-las.

A organização e o planejamento são o resultado de nossa inteligência e o conjunto de nossas experiências. O foco deve ser a organização de tarefa por tarefa, ação por ação. No entanto, o planejamento por si só não traz resultados, mas sim a ação. Um passo importante para administrar melhor o nosso tempo é quando criamos uma oportunidade para organizar a agenda pelas próximas horas. O planejamento é essencial para exercitar a capacidade de medir o tempo, elencar tarefas importantes e encontrar as ferramentas adequadas para aperfeiçoar o tempo.

. Por: Claudio Peixer, Corporate partner da Sociedade Brasileira de Coaching

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira