Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2015 - 07:49

Tecnologias colaborativas: por que as empresas precisam delas?

Em um mundo com economias cada vez mais globalizadas, em que as fronteiras geográficas tendem a ser eliminadas, o progresso e a inovação surgem do desejo e da necessidade que as pessoas têm de compartilhar. Nesse sentido, prover uma experiência de colaboração de sucesso para agilizar o trabalho em equipe é fundamental. Soluções de colaboração e UC (Unified Communications ou Comunicações Unificadas) proporcionam negócios mais rápidos e eficientes.

Uma recente pesquisa realizada pelo IDC revela que as empresas perdem cerca de US$ 30 mil por funcionário ao ano por conta da ineficiência. Segundo o estudo, os profissionais são intensamente afetados por atividades diárias, incluindo leitura e resposta de e-mails e busca e coleta de informações. A pesquisa aponta, no entanto, que tecnologias de colaboração, como áudio, web, vídeo conferência, comunicação unificada e soluções para eventos, ajudam a minimizar e/ou reaver custos considerados irrecuperáveis. Segundo o IDC, as ferramentas de colaboração permitem que os profissionais se conectem e compartilhem informações em tempo real, o que gera resultados mensuráveis de negócios para compensar essa perda. É simples entender o porquê disso. Através de conferências remotas, por exemplo, é possível reduzir o tempo, os custos das viagens de negócios, além de aumentar a produtividade, ajudando a estabelecer e estreitar relações mundialmente.

O estudo constatou ainda que as plataformas de colaboração podem superar os desafios das linhas de negócios em:

1- Recursos humanos, acelerando a adaptação dos novos funcionários, dando a eles recomendações de colegas e pares, conteúdo e treinamento, filtrando de modo inteligente informações adequadas de treinamento e desenvolvimento;

2- Atendimento ao cliente, facilitando um diálogo aberto e transparente com clientes ao longo de todo o relacionamento com a empresa;

3- Marketing, conectando as equipes de marketing com dados de usuários dos negócios, clientes, parceiros ou fornecedores para ajudar a reduzir custos e acelerar o tempo de resposta;

4- Vendas, interligando equipes internas por toda a empresa, garantindo a resolução rápida dos problemas de forma a acelerar os ciclos de vendas e elevar a qualidade da interação com os clientes, além de reduzir custos.

Agilidade nas comunicações, aumento do desempenho operacional, prestação de apoio aos colaboradores móveis e remotos e a redução de custos são algumas das vantagens das UC. Imagine uma plataforma unificada com um pacote completo de colaboração em tempo real, incluindo web, voz, vídeo, dados e mensagens instantâneas, possibilitando uma comunicação integrada e eficiente, independente das barreiras físicas ou da localização geográfica. Esse é o conceito que embasa as comunicações unificadas e convergentes.

Essas tecnologias são perfeitamente adequadas a um mundo em que as pessoas são cada vez mais sociais e globais em todos os aspectos das suas vidas. É notório que o trabalho em conjunto e a eficiência da colaboração entre as pessoas proporcionam às empresas um maior crescimento e progresso. Essa combinação de talento e recursos intelectuais obtidos quando as pessoas se unem e compartilham pode, de fato, produzir grandes resultados globais.

. Por: Luis Kazuo, country manager da Arkadin no Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira