Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2015 - 07:22

Campanha da Pfizer propõe novo olhar sobre o envelhecimento

Com intervenções e ações digitais, a iniciativa convoca brasileiros de todas as idades a envelhecer sem vergonha.

Envelhecemos todos os dias. Trata-se de um processo contínuo, que depende de hábitos cultivados ao longo da vida, e não se resume às últimas décadas vividas. Mostrar esse novo olhar sobre a maturidade, convocando brasileiros de todas as idades para o debate, ganha uma importância ainda maior no Brasil, que passa por um acelerado processo de envelhecimento. É nesse contexto que a Pfizer lança a campanha “Envelhecer Sem Vergonha – qualidade de vida não tem idade”, uma iniciativa que propõe uma conversa franca e bem-humorada sobre o assunto.

A campanha, que realizará intervenções em locais movimentados de São Paulo, conta também com diversas ações digitais, como um portal, uma fanpage e vídeos, sempre com o objetivo de incentivar uma reflexão positiva sobre a maturidade, mostrando como as diferentes gerações enxergam e planejam o envelhecimento. “Pretendemos, de um jeito leve e divertido, ajudar a dissipar os temores da população em relação ao envelhecimento, de modo que as pessoas possam repensar o significado dessa etapa da vida”, diz o presidente da Pfizer Brasil, Victor Mezei.

Outro objetivo da iniciativa é estimular a adoção de hábitos saudáveis desde a infância, para que seja possível aproveitar cada fase da vida com plenitude. “O envelhecimento deve ser encarado como uma conquista da sociedade, porque é resultado dos avanços na prevenção e no tratamento das doenças e do desenvolvimento econômico. O desafio, agora, é conscientizar cada um a assumir um papel ativo para preservar sua saúde ao longo dos anos”, complementa Mezei.

A campanha —A campanha brasileira faz parte de uma iniciativa global da Pfizer lançada em 2012, nos Estados Unidos. Intitulada Get Old, ela reuniu especialistas e diversas organizações para compartilhar diferentes abordagens sobre o envelhecimento, incluindo mudanças no estilo de vida, com o objetivo de ajudar as pessoas em seu processo de amadurecimento.

No Brasil, o portal [www.envelhecersemvergonha.com.br] traz todas as informações sobre a campanha, como ações programadas, vídeos, quiz e artigos relacionados aos seis temas abordados pela iniciativa: saúde e bem-estar; família e relacionamento; amor e sexo; dinheiro e carreira; envelhecimento e sociedade e estilo de vida e viagens. A ideia, portanto, é discutir o conceito de maturidade de forma ampla, contemplando não apenas a saúde física, mas também os aspectos emocionais, sociais e financeiros relacionados a esse processo. Pessoas de todas as idades participam um videomanifesto, que mostra depoimentos com diferentes visões sobre o assunto, quebrando tabus e desfazendo mitos ligados a essa temática.

“Num momento em que muita gente está dizendo que a publicidade perdeu a relevância, conseguimos criar e produzir, numa grande parceria com a Pfizer, um trabalho verdadeiro, com respostas espontâneas, sem nada forçado, sem nenhum ator, abordando um tema que é tabu para muitas pessoas”, afirma o vice-presidente Executivo de Criação e Digital da Ketchum Estratégia, Gabriel Araujo.

A fanpage [www.facebook.com/envelhecersemvergonha] funciona como um canal de relacionamento, que permite o acesso a posts, notícias, imagens e testemunhais de celebridades engajados nessa causa, além de permitir a interação entre os internautas. Além disso, o público será convidado a produzir seu vídeo, respondendo a algumas questões propostas pelos organizadores. Quem aceitar o convite, poderá postar a gravação em sua página pessoal do Facebook com a hashtag #envelhecersemvergonha.

Fora do universo digital, entre as ações propostas pela campanha está um convite à população da cidade para participar de um grande piquenique, em novembro, como forma de celebrar a chance de aproveitar a vida por muitos anos. “A campanha Envelhecer Sem Vergonha é muito mais do que um filme, ela é uma plataforma de conteúdo, que engaja e provoca as pessoas a olharem para suas próprias vidas e perceberem que precisam mudar algum tipo de comportamento para chegar à maturidade com saúde, tanto física quanto mental. Mas, principalmente, chama a atenção para a ideia de que ficar velho é só o começo de uma nova história e não o fim de uma era”, complementa Araujo.

Brasil grisalho —Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o País passa por um rápido processo de envelhecimento populacional. De 1960 a 2000, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais subiu de 4,7% para 8,5%. O Censo Demográfico de 2010 apontou que os indivíduos nessa faixa etária hoje representam 10,8% da população, o equivalente a 20,5 milhões de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em números de idosos, que deverão somar 32 milhões de pessoas.

O envelhecimento da população está relacionado à diminuição da fecundidade. Somado à queda das taxas de natalidade, o aumento da expectativa de vida acelerou o crescimento do número de idosos no País. De 1940 a 1990, a esperança de vida ao nascer saltou de 41,5 para 67,7 anos de idade. Em dezembro passado, o IBGE divulgou que a expectativa de vida média chegou a 74,9 anos em 2013, com 71,3 anos para os homens e 78,5 anos para as mulheres.

A edição 2014 da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, apontou que a maioria das pessoas com 60 anos ou mais é formada por mulheres (55%), que vivem nas áreas urbanas (83,9%), na região Sudeste (56,7%). Em média, essa população tem 4,7 anos de estudo.

Quase a metade dessas pessoas (48,4%) tem rendimentos superiores a um salário mínimo, principalmente na região Sul (55,4%), e a maioria (76,1%) recebe algum benefício da Previdência Social. Mesmo assim 27, 6% dessas pessoas continuam economicamente ativas, trabalhando 34,7 horas por semana, em média.

Agência: Ketchum | Vp de Criação: Gabriel Araujo | Redatores: Gabriel Araujo, Daniel Kfouri | Diretor de Arte: Anderson Borges | Planejamento: Leticia Massa | Produtora: Phospro | Diretores de Cena: Peter Lucas, Gustavo Pelota | Produtora de som: Lucha Libre | Aprovação: Cristiane Santos, Milton Junior e Luciana Sobral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira