Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2015 - 07:40

Em seminário no TCE-RJ prefeito fala sobre o legado olímpico para a cidade


O prefeito Eduardo Paes participou, no dia 13 de agosto(quinta-feira), do seminário ‘Diálogo Público: Desafios para o sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 — Realização e Legado', no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). O encontro discutiu a governança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os investimentos na área de mobilidade urbana, a projeção internacional da cidade e do país e o impacto do maior evento esportivo no setor turístico.

— Governança é economizar os recursos públicos. E a transformação pela qual o Rio está passando é fruto de muito planejamento. Os Jogos Olímpicos representam um novo modelo de investimento com a participação da iniciativa privada. O monitoramento das obras é tão dinâmico que não há nenhuma fora do prazo. No primeiro dia dos Jogos, ano que vem, teremos mais pessoas circulando na cidade do que nos sete dias de Copa do Mundo — disse o prefeito.

Em sua palestra, o prefeito atualizou os dados sobre a evolução das obras na cidade. De 16 novas instalações em construção para os Jogos Rio 2016, 13 já igualaram ou ultrapassaram 80% de execução das obras. Na Barra da Tijuca, o Parque Olímpico — palco principal das competições — está com 87% das obras concluídas. Ao todo, o complexo esportivo vai abrigar 25 competições (16 olímpicas e nove paraolímpicas). As instalações mais avançadas são Campo do Golfe (98%), Arena Carioca 3 e IBC (ambos com 95%) e Arena Carioca 2 (93%).

Outras cinco instalações também atingiram 80% de conclusão —Circuito de Canoagem Slalom (Deodoro), a Pista de BMX (Deodoro) e Circuito de Mountain Bike (Deodoro), Arena do Futuro (Barra da Tijuca) e o hotel localizado dentro do Parque Olímpico. Os percentuais de execução das obras são atualizados, mensalmente, aqui.

— Seremos um povo muito mais altivo após as Olimpíadas. O TCM vem acompanhando com equilíbrio e bom senso a execução das obras pela cidade, promovendo o controle na certeza de constatar, ao final delas, uma cidade melhor. Não apenas mais bonita, mas também mais humana — destacou o conselheiro Thiers Vianna Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM).

A despoluição da Baía de Guanabara e a conclusão da Linha 4 do Metrô foram os temas abordados pelo governador Luiz Fernando Pezão.

— É importante frisar que o Comitê Olímpico Internacional reconhece o esforço das três esferas de governo, federal, estadual e municipal, para realizar os Jogos. A Baía de Guanabara evoluiu de 11% para 51% o esgoto tratado antes de desaguar. As obras da Linha 4 do Metrô estão em pleno andamento e dentro do prazo. Os índices de violência estão em declínio e contaremos com mais de 24 mil policiais estaduais, sem contar o apoio federal, para garantir a segurança do evento.

Os diálogos públicos são eventos promovidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de trocar informações e conhecimentos com a sociedade, o Congresso Nacional e os gestores públicos. Para o período de 2015/2016 os encontros estão adotando a temática "Controle mais efetivo, mais benefício para o cidadão".

Participaram do evento os presidentes do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior, do TCU, Aroldo Cedraz; o ministro dos Esportes, George Hilton dos Santos Cecílio; o vice-governador do Rio, Francisco Dornelles; o relator das Olimpíadas no TCU, ministro Augusto Nardes; o deputado Chiquinho da Mangueira; e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. | Ricardo Albuquerque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira