Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2015 - 07:44

Google surpreende e cria holding Alphabet: ‘é arrojada e dará força à marca’, analisa estrategista

Na avaliação do especialista em marketing Gabriel Rossi, reestruturação dará mais flexibilidade para a companhia.

Na contramão de instituições como Apple e IBM, que vinculam seus nomes em todas as áreas de atuação, a Google mudou o percurso e resolveu abrir uma holding, união de empresas sob a mesma administração, chamada Alphabet. Na avaliação do especialista em marketing Gabriel Rossi, esta é uma reestruturação histórica e que dará mais flexibilidade para a companhia adquirir marcas e redimensionar as já existentes.

A Alphabet é uma “coleção de companhias”, e a maior dessas subsidiárias é o próprio Google. Assim, plataformas e serviços como YouTube, Android, Chrome e Google Now devem continuar sobre a tutela da “antiga” empresa. Já marcas como Life Science (que desenvolve lentes de contato sensíveis à glicose), Calico (que foca em longevidade) e Laboratório X (que trabalha em projetos como os drones entregadores Wing) seguirão para a holding Alphabet, que não estampará seu nome em nenhum produto voltado para o usuário final.

“Em outras palavras, todos os projetos com potencial de crescimento futuro foram mantidos separados daquilo que originalmente deu nome ao Google”, analisa Rossi.

De acordo o especialista, a decisão da gigante foi acertada. “Sem dúvida é uma ação que fortalece o foco da marca Google em organizar as informações do mundo. Ela ficará no guarda-chuva de algo maior e poderá se concentrar em sua missão. O que não poderia acontecer era o fato do Google se flexibilizar demais e perder sua essência. Foco é o fundamento de uma marca forte. Agora, com o Google sendo uma marca do conglomerado Alphabet, o problema parece que será resolvido. Mas tudo dependerá de como será executado”.

Quanto à escolha do nome da holding, Rossi avalia que também foi uma estratégia inteligente. “O nome é bem apropriado, pois abre a perspectiva de diferentes marcas e diferentes mercados sendo desenvolvidos e adquiridos no portfólio”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira