Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2015 - 08:14

Clima seco no sudeste gera crises respiratórias que comprometem horas de sono

São Paulo—Está mais difícil respirar e adormecer nos últimos dias? Pois saiba que a culpa disso está na qualidade do ar. A baixa umidade e a falta de chuva, que tem afetado o sudeste nos últimos dias, é um contribuidor para o desenvolvimento de crises respiratórias que consequentemente geram desconforto na hora de dormir.

O ar seco desencadeia o aparecimento de doenças respiratórias como sinusite, rinite, asma, gripes e resfriados. “Nosso nariz cumpre o papel de umidificar e aquecer o ar que respiramos. Porém quando o tempo está desse jeito, ele não consegue executar esta função adequadamente e o oxigênio entra pelo nariz de forma mais seca, causando irritação nas mucosas das vias aéreas. Elas ficam ressecadas, facilitando a contaminação por bactérias e vírus, resultando em infecções,” explica a Otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, Dra. Luciane Mello.

Para aliviar os efeitos do mal tempo e dormir com mais tranquilidade vale apostar em alguns simples hábitos. “Beba muita água para garantir a hidratação das mucosas, faça inalações com soro fisiológico, coloque e uma bacia com água no ambiente. Caso essas dicas não sejam suficientes e os sintomas piorem, procure ajuda de um especialista,” finaliza Luciane.

A especialista —Dra. Luciane Mello é Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono, é médica Responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira