Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2015 - 08:10

Disi 2015 debate segurança em tempos de mobilidade

Transmitido em tempo real, evento apresenta riscos e soluções para propiciar segurança em jogos, pagamentos e redes sociais.

Comemorando sua 10ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática (Disi) 2015 promove o debate em torno da troca e divulgação de informações em um mundo cada vez mais móvel, no próximo dia 28 de agosto, em Brasília. Realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a edição deste ano vai reunir especialistas para falar sobre os riscos, efeitos e impactos do uso da internet, os perigos por trás dos jogos eletrônicos e dos pagamentos eletrônicos, além de soluções para otimizar o uso dos novos dispositivos pelos usuários.

Explorando o mundo dos jogos pela visão de um matador de dragões, a palestra de Altieres Rohr vai demonstrar que as conquistas eletrônicas – e até a própria mecânica da diversão – podem causar problemas e prejuízos para quem está do outro lado da tela: o jogador. Fundador do site de Linha Defensiva e colunista do G1, Rohr escreve sobre aspectos relacionados à segurança desde 2008, sendo vencedor do Prêmio Internet Segura 2010, na categoria Tecnologia e do Eset de Jornalismo, categoria Digital.

Na palestra conduzida pela psicóloga Ana Luiza Mano, as maneiras como as pessoas têm utilizado a internet, as redes sociais e o surgimento de “síndromes” estarão na linha de frente do debate. Incentivando a reflexão sobre o uso excessivo e a dependência da ferramenta, a especialista promete sugerir ações em casos extremos e dicas para reconhecer quando é preciso recorrer a ajuda profissional. Fundadora e coordenadora do projeto Psicólogos da Internet, Mano participa de projetos e escreve artigos relacionados à Educação para Internet e Segurança Digital, bem como questões ligadas à fenomenologia e demais assuntos ligados à psicologia e informática.

Figurando como o quarto mercado internacional de pagamentos com cartões, a posição do Brasil no ranking dos pagamentos móveis e a confiabilidade destas transações será o destaque da palestra de Thiago Musa, diretor da Trustwave SpiderLabs na América Latina. Há 11 anos no mercado de TI, Musa promete aproveitar a experiência no ramo para comentar a eficiência de modelos já disponíveis e tecnologias em vias de desenvolvimento, além das principais falhas e tendências mundiais para mitiga-las.

Com mais de nove anos de experiência em tecnologia, seis deles focados em Segurança da Informação, Alan Wanderley dos Santos, representante do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP, também participará do evento, tratando das responsabilidades inerentes ao processo e como é possível otimizar o uso dos dispositivos, reduzindo riscos. Além das facilidades dos acessos móveis, os riscos e as possíveis soluções adquiridas com as facilidades da vida mobile serão inclusos no debate conduzido por Santos.

Realizado desde 2005, o Disi tem como objetivo promover boas práticas relacionadas à segurança da informação, orientando e informando o usuário final de Internet. Com palestras gratuitas, abertas ao público mediante inscrição, o evento é transmitido em tempo real, pelo site disi.rnp.br. Para assistir de forma remota, não é necessária inscrição. Basta acessar o link disponível em "Assista ao vivo" no dia do evento, que acontece das 09 às 18 horas.

A RNP —Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1219 campi e unidades nas capitais e no interior. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira