Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2015 - 08:36

Nós, os afogados


Editora Tordesilhas lança epopeia marítima dinamarquesa. Escrito pelo premiado Carsten Jensen, o romance Nós, os afogados, é sucesso de crítica na Europa e nos Estados Unidos.

“Poucas vezes na literatura se esteve tão perto de alcançar a perfeição poética.” – Le Monde des Livres.

“Carsten Jensen é, inquestionavelmente, um dos autores mais interessantes da cena escandinava atual. Eu sempre aguardo ansiosamente seus livros. Ele é, em minha opinião, um contador de histórias singular.” – Henning Mankell

“Nós, os afogados zarpa para além dos estreitos canais do gênero marítimo e se aproxima de Tolstói ao evocar a confusão que a guerra provoca ao atordoar vencedores e vencidos de formas iguais... Um romance maravilhoso e implacável.” – The Washington Post

“Mr. Jensen habilmente utiliza o navio como uma plataforma para eventos históricos, mas o mais memorável do romance é o entusiasmo de sua enorme narrativa... Nós, os Afogados é em si um monumento à maneira que a história pode ser feita através de uma lenda épica.” — Wall Street Journal.

A Editora Tordesilhas lança no Brasil o romance dinamarquês, Nós, os afogados. Escrito pelo renomado e premiado escritor Carsten Jensen, o livro é uma incrível epopeia marítima em que os eventos extraordinários ganham toques de humor e desgraça, ao se apropriar de fatos históricos, só que vividos por personagens fictícios.

Nós, os afogados discorre sobre o surgimento da Dinamarca moderna, ou mais especificamente de Marstal, cidadezinha localizada na ilha de Ærø, e tem como pano de fundo histórias de guerras e aventuras de três gerações de marinheiros dinamarqueses em combates que ocorrem entre 1848 e 1945, entre as rochas do Canadá e as plantações exuberantes de Samoa, as tabernas barra-pesada da Tasmânia e as costas congeladas da Rússia.

Um dos grandes destaques da obra é a sua narrativa. A história é contada por um coletivo “nós”, os homens de Marstal, o que nos remete ao coro das tragédias gregas clássicas. Trata-se de um narrador nem sempre confiável, como afirma o autor: “Ele está envolvido na história, toma partido. Ele parece saber tudo, mas como pode saber o que vai no íntimo de cada pessoa?” E, como não sabe, ele inventa. O romance termina nos últimos momentos da Segunda Guerra, com um capitão lutando para levar sua tripulação para casa. Para o autor, Carsten Jensen, o mar é metáfora. Para os habitantes de Marstal, a própria vida: passagens incertas e poucos portos seguros onde ancorar.

“Começamos a mergulhar em Mørkedybet. Era um dia sem nuvens, na pri­meira semana de junho. Não havia ondas, então dava para enxergar a água bem até o fundo, mas não até o fundo do mar, que ficava escondido sob uma capa ondulante, em tons de verde e azul-escuro. Um depois do outro, mergulhamos pela lateral do barco, porém, quanto mais mergulhávamos, mais difícil ficava para enxergar qualquer coisa: o fundo do mar era uma sombra impenetrável.”

Ao percorrer a linha temporal entre o final do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, Carsten Jensen passa por um período de grandes mudanças, quer na indústria naval, com o surgimento dos submarinos, quer na vida familiar das pequenas cidades, que tinham o mar como principal provedor. A obra leva o leitor a viajar pelo mundo e por meio de seus personagens experimentar paixões, desilusões, a graça e a dor da sobrevivência.

O autor —Carsten Jensen nasceu em Marstal, na Dinamarca, em 1952. Trabalhou como colunista e crítico literário e foi repórter em países como China, Camboja e Afeganistão. Jensen escreveu romances, artigos, ensaios críticos e livros de viagem. Já ganhou vários prêmios literários, inclusive o Danske Bank, um dos mais importantes da Dinamarca, por Nós, os afogados, em 2007. Em 2010, Jensen recebeu o prestigiado prêmio Olof Palme, por sua contribuição para a defesa dos direitos humanos, e, em 2012, o prêmio literário Søren Gyldendal.

A Tordesilhas —Revisitando os clássicos com criatividade, lançando autores consagrados de tradições literárias pouco ou nada conhecidas por aqui, buscando novos talentos e disponibilizando literatura de entretenimento sem perder de vista a qualidade, a Tordesilhas oferece um catálogo nada convencional e persegue o apuro na produção de seus livros, aparatando as edições, fixando textos com rigor, convidando especialistas e tradutores renomados. Seu compromisso é com a sensibilidade curiosa e investigativa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira