Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2015 - 06:16

Tecnologias ABB para o mercado de energia dão suporte ao desenvolvimento da infraestrutura do Brasil

Portfólio de energia da ABB ajuda a fornecer uma fonte de energia confiável, eficiente e limpa para a maior economia da América do Sul.

Zurique, Suíça— A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, irá exibir uma seleção de tecnologias para o setor de energia no seu evento Automation & Power World Brasil, que será realizado no WTC Events Center, São Paulo, Brasil, nos dias 19 e 20 de agosto de 2015. As tecnologias das divisões de Produtos de Potência e Sistemas de Potência da ABB contribuem para uma série de grandes projetos em todo o país, que dão suporte ao desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, bem como à expansão da presença da ABB.

Um dos mais significativos, em termos de tamanho, é a conexão de corrente contínua de alta tensão HVDC do Rio Madeira, que transmite 3.150 megawatts (MW) de eletricidade através de 2.400 quilômetros, tornando-se o mais longo link HVDC do mundo. Para isso, a ABB forneceu duas estações conversoras e uma estação ponto a ponto HVDC de 800 MW, que transmite a energia para a rede de corrente alternada circundante no noroeste do Brasil, bem como a tecnologia de disjuntor de gerador.

O link do Rio Madeira conecta duas usinas hidrelétricas no Noroeste do Brasil para os centros de grande consumo de energia elétrica em torno de São Paulo, principal centro econômico do Brasil, no Sudeste. HVDC é a tecnologia escolhida para projetos de transmissão de longa distância, uma vez que reduz as perdas através de longas distâncias.

A ABB também está envolvida em dois outros projetos que conectam hidrelétricas com centros de consumo na costa do leste do país. A empresa vai fornecer quatro módulos isolados a gás (GIS), de 550 quilovolts (kV), para a usina hidrelétrica de Sinop, no norte do estado de Mato Grosso, que é parte do programa de expansão de energia planejado para a região. O design compacto e modular da GIS tipo ELK-3 da ABB, de 550 kV, permitirá que o painel de controle seja instalado dentro do prédio da usina, com a preservação do meio ambiente.

O GIS de 550 kV também está instalado na usina de Itaipu, empresa Binacional localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, considerada a segunda maior hidrelétrica do mundo em funcionamento, em termos de geração de energia anual.

Juntamente com o GIS, a ABB criou linhas de transmissão HVDC com um total de potência de 6.300 MW e ±600 quilovolts C.C., bem como a tecnologia de fornecimento de seus sistemas de transmissão flexível de corrente alternada (FACTS) e as famílias do Network Manager.

A hidrelétrica não é a única fonte de energia que as soluções ABB estão integradas à rede brasileira. Já foram fornecidas subestações de transformação e a criação de linhas aéreas de transmissão para atender 14 parques eólicos da empresa Renova Energia SA.

A ABB também vai fornecer subestações e a relativa infraestrutura de energia para dois novos complexos eólicos - São Clemente e Tianguá, de 216 e 130 MW, no nordeste do Brasil -, que incluem 13 parques eólicos e têm a conclusão programada para 2016.

Outro projeto inovador é a maior mina de minério de ferro do mundo, localizada nas montanhas de Carajás, região norte do Brasil. A ABB recebeu um contrato inicial, em setembro de 2012, para a instalação e comissionamento da subestação de transmissão primária, a primeira deste tipo no Brasil. Em pedido recente, a ABB irá ampliar o sistema de eletrificação para as escavadeiras, empilhadeiras, recuperadoras e sistema de correia transportadora. A ABB irá fornecer uma subestação de alimentação de 230 kV para conectar a mina à rede, bem como 42 subestações secundárias e os motores que acionam as correias transportadoras. Esta mina será equipada com um sistema completo de transporte sem caminhões, controlada por subestações digitais inteligentes, que irão reduzir as emissões e cortar os custos de combustível.

ABB também está ativa em projetos de infraestrutura urbana. Estes incluem a expansão da rede, em Salvador na Bahia, no nordeste do país, para a qual a empresa está fornecendo várias subestações e a relativa infraestrutura de energia. O projeto vai ligar o centro da cidade com o bairro de Águas Claras e, adiante, a cidade costeira de Lauro de Freitas, passando pelo Aeroporto Internacional de Salvador. As novas linhas, com um total de 22 estações, também vão fornecer transporte rápido ao estádio da Itaipava Arena Fonte Nova, um dos locais oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, para o qual também foi fornecida tecnologia de subestação.

A ABB também forneceu a tecnologia para alimentar o estádio do Maracanã e arredores no Rio de Janeiro. Neste caso, houve a substituição do equipamento mais obsoleto que esteve em serviço por 40 anos, por uma nova subestação interna para o estádio. Em São Paulo, a ABB forneceu automação avançada, sistemas de proteção e controle para a subestação de Edgard de Souza, que é um elo na rede de energia da cidade, de modo a melhorar a confiabilidade das suas fontes de alimentação a tempo para o evento esportivo de futebol.

A ABB [www.abb.com.br], é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhorem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de Integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira