Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2015 - 06:31

Como o monitoramento de rede ajuda as PMEs

Implementações de TI em pequenas e médias empresas (PMEs) são quase tão complexas como as encontradas em grandes corporações, apenas não em mesma escala. Porém, empresas menores possuem equipes de TI enxutas e, por isso, precisam de toda a ajuda possível para cuidar da sua infraestrutura de TI, à medida que a empresa cresce.

Existem soluções de monitoramento capazes de administrar ambientes virtuais, servidores, o desempenho do site, a segurança da rede, a disponibilidade dos e-mails, todo banco de dados, propiciando uma ampla visão da infraestrutura e enviando na sequência alertas para a equipe de TI sobre problemas antes que eles afetem os usuários finais.

Entre as dificuldades frequentes que demandam uma solução pelo responsável de TI nas PMEs, listo as mais comuns: por que a minha página web está com carregamento lento? Quando devo atualizar o hardware? Por que o Outlook não está recebendo e-mails? Há acessos externos ou ameaças à rede? Todos os dispositivos estão funcionando? Há algum componente sobrecarregado? O backup foi realizado corretamente? Qual a causa deste problema na máquina virtual? Por que o banco de dados falha em determinada hora do dia?

Na prática é preciso garantir o funcionamento normal de todo o sistema para assegurar a fluidez dos negócios. Um bom software de monitoramento unificado pode fazer a leitura dos dados da rede e informar o que se passa dentro dela.

De olho no e-mail e no carregamento do site —Um dos cenários mais comuns de uso dessa solução é para monitorar o fluxo de e-mails. Não importa quantas novas opções para comunicação, como ferramentas de compartilhamento e arquivos de sincronização estejam disponíveis, o e-mail corporativo mantém a sua função de destaque. O que significa que qualquer interrupção no correio eletrônico pode ter consequências graves. Seguramente o tráfego de e-mails é mais crítico para as empresas com escritórios em várias localidades, de diferentes fusos horários.

Monitorar o website da empresa, garantindo o carregamento de páginas instantaneamente é de suma importância para a maioria dos negócios. O site é uma ‘vitrine’ em que potenciais clientes analisam a sua empresa. Se os clientes tiverem que esperar muito tempo ao acessar a página da web ou se um serviço não estiver disponível conforme anunciado, a probabilidade é que procurem na concorrência uma experiência de usuário mais amigável.

A ferramenta também deve ser capaz de monitorar o hardware, dispositivos conectados à rede, como câmeras e impressoras, aplicações em nuvem, conexões LAN, ambientes WMware e fluxo (routers e interruptores de fluxo). Assim, toda a infraestrutura de rede pode ser observada e diagnosticada em tempo real.

Aplicações curiosas de monitoramento —Ferramentas de monitoramento unificado não são apenas capazes de controlar cenários clássicos de sua infraestrutura de TI, também podem ter usos fora do comum. Um exemplo de aplicação diferente ocorre na Nova Caledônia, Oceania. Um produtor utiliza um software de monitoramento de rede para controlar a temperatura, a salinidade e o pH da água numa fazenda de camarões. Informações sobre os tanques de criação são enviadas para computadores ou mesmo para um smartphone, em tempo real, o que garante a saúde e a qualidade da criação e, por conseguinte, a continuidade do negócio.

Também um hospital na Austrália ampliou o uso da ferramenta para além do monitoramento de rede convencional, ao utilizar pontos de medição para verificar a temperatura adequada de uma geladeira com bolsas de sangue. Ainda, os médicos utilizam sensores para avaliar a temperatura, umidade e fluxo de ar dos trajes de cirurgia – crucial para evitar infecções.

Como vimos, o software de monitoramento facilita a rotina dos gestores, permitindo pronta resposta em situações em que o tempo é fundamental para garantir a disponibilidade dos serviços. No mercado existem opções de licenças gratuitas de software para monitoramento, com sensores suficientes para atender as necessidades das PMEs. O PRTG 100, por exemplo, permite o monitoramento da infraestrutura de TI das pequenas e médias empresas, de forma gratuita e com fácil instalação.

. Por: Fabiano Ferrari, Gerente Interno de Vendas Brasil & América Latina, da Paessler AG, empresa alemã líder no desenvolvimento de software para monitoramento de rede. O alcance global da Paessler inclui mais de 150 mil instalações ativas de produtos. Fundada em 1997, a empresa é reconhecida tanto como parceira de desenvolvimento no Cisco Solution Partner Program, como da VMware Technology Alliance Partner. | http://www.br.paessler.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira