Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2015 - 09:25

Ministra apresenta à CNA balanço dos seis meses de gestão

Kátia Abreu: setor deve continuar encaminhando demandas ao Mapa.

Brasília —- A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e os secretários do Mapa apresentaram no dia 19 de agosto (quarta-feira),à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil o balanço dos seis primeiros meses de trabalho à frente da pasta. A apresentação foi acompanhada por diversos parlamentares e representantes das federações estaduais de agricultura.

Kátia Abreu abriu a cerimônia pedindo que as entidades representativas do agronegócio continuem a apresentar suas demandas ao Mapa. Afirmou que o ministério está aberto para receber todos os produtores e que trabalha em tempo integral na busca de soluções.

“Minha dedicação é exclusiva e integral ao Mapa”, disse. “Suas demandas são preciosíssimas para ajudar o ministério a encontrar e resolver aquele detalhe que incomoda a vida do produtor”, acrescentou.

O presidente da CNA, João Martins, agradeceu a presença da ministra e reafirmou apoio às ações do Mapa. “Queremos deixar claro que nesta casa, não só em minha gestão, como na da senadora Kátia Abreu e em todas, sabemos separar o que é política classista da política partidária. Sinta-se em casa, ministra, aqui você tem amigos e pessoas que darão todo apoio necessário em defesa da política classista”, discursou Martins.

Entre as medidas sublinhadas, Kátia Abreu disse aos empresários que o Mapa economizou R$ 69,39 milhões em despesas operacionais, como água, luz, diárias, passagens e contratos de terceirização. Os recursos poupados serão investidos na defesa agropecuária, tema que a ministra elegeu como prioritário de sua gestão.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Décio Coutinho, destacou o lançamento do Plano de Defesa Agropecuária, que prevê um novo modelo de gestão para garantir eficiência e agilidade nos serviços. Segundo ele, o país espera obter até maio de 2016 o reconhecimento internacional de país 100% livre de febre aftosa.

Kátia Abreu reiterou que apenas três estados ainda não erradicaram a doença: Amazonas, Roraima e Amapá. “Não é má vontade dos governadores nem eles estão sendo relapsos. Precisam de apoio do governo federal”, enfatizou a ministra.

Coutinho ainda destacou o trabalho realizado para certificar novos estados como zonas livres de peste suína clássica, controlar a mosca das frutas e reforçar a vigilância sanitária das fronteiras.

Pequeno produtor —O Mapa, acrescentou a ministra, facilitou e reduziu a burocracia para o pequeno agricultor vender seus produtos industrializados a outros estados. Em maio, a pasta descentralizou os serviços de inspeção federal e facilitou a industrialização de produtos da agricultura familiar, tornando a fiscalização sanitária mais eficiente.

Kátia Abreu ainda apresentou aos empresários do agronegócio o projeto do Suagro, sistema único que vai englobar os produtores atendidos pelo programa de ampliação da classe média rural. Por meio de assistência técnica, qualificação profissional e correções de mercado, mais produtores serão inseridos na prosperidade do agronegócio brasileiro, 400 mil agricultores das classes D e E migrarão para a classe C até 2018.

Por fim, destacou que, em parceria com a Embrapa, o Mapa criará uma Aliança Nacional para Inovação Agropecuária no Brasil. “Vamos colocar toda a inteligência do agronegócio, instituições de pesquisa e ensino público e privado dentro dessa aliança. Atualmente, temos R$ 3 bilhões de orçamento em pesquisa na Embrapa. Isso é muito pouco. Precisamos dobrar e, posteriormente, triplicar este montante”, afirmou a ministra. | Priscilla Mendes/Mapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira