Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2015 - 08:17

Belmetal aposta na disseminação do conhecimento para estudantes universitários


A empresa realiza palestras em faculdades da Região Nordeste e também contribui para o “Projeto Alumínio nas Escolas”, da ABAL.

Serviços gratuitos de capacitação aos clientes, programas que apresentam ao mercado as normas de desempenho dos sistemas, cursos realizados em colaboração com a AFEAL (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), e também treinamentos práticos feitos em parceria com a PAV (Programa de Apoio ao Setor Vidreiro). Essas e outras formas de propagação do conhecimento realizadas pela Belmetal comprovam o quanto a empresa se importa com a capacitação de seus pares. Mais ainda, a Belmetal apoia e contribui para a disseminação da cultura do uso do alumínio para os profissionais em formação.

Em junho deste ano, a empresa foi convidada pelo Centro Universitário Cesmac, localizado em Maceió, Alagoas, para ministrar uma palestra sobre fachadas unitizadas. O Gerente de Engenharia e Produtos da Belmetal, Ari Nonatto, apresentou o potencial da fachada Offset ao público presente, composto por mais de 300 pessoas, entre elas estudantes de Engenharia Civil, construtores e também fabricantes de esquadrias. Realizada no Auditório Norco Empresarial, a palestra com o tema “Soluções em Alumínio para Fachadas Unitizadas” fazia parte da programação do 18º Ciclo de Palestras da Construção Civil do Cesmac.

Criado pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), o “Projeto Alumínio nas Escolas” também conta frequentemente com participação da Belmetal. Essa iniciativa da associação se propõe a fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumino no meio acadêmico. Já em nove anos de atuação, o projeto tem ações voltadas para estudantes universitários e de cursos técnicos, e realiza palestras presenciais e à distância, via web. As atividades são principalmente direcionadas às áreas de Arquitetura, Construção Civil, Meio Ambiente, Metalurgia e Materiais, e contam com o suporte técnico de consultores e especialistas da indústria do alumínio. O público dos cursos à distância também é formado por profissionais já formados, que aproveitam a oportunidade para obter conhecimento e se atualizar. Segundo Ayrton Filleti, Coordenador da Comissão Técnica da ABAL e Coordenador do Projeto, o programa foi criado a partir de uma pesquisa realizada sobre o ensino do alumínio nas aulas de Metalurgia. “Chegamos à conclusão de que não havia nada voltado para o estudo do metal. Fizemos então um trabalho amplo junto às universidades, e criamos o ‘Alumínio nas Escolas’, que visa promover palestras e motivar os alunos a entenderem um pouco mais sobre o alumínio.”, diz. O Coordenador ainda afirma que o programa incentiva as pesquisas dos estagiários das empresas do ramo, para que eles escolham o alumínio como foco do trabalho de conclusão de curso. Assim, há uma troca, o projeto oferece conhecimento para os alunos, e eles atualizam as pesquisas sobre o metal.

Para o Gerente Ari Nonatto, a importância de a Belmetal disseminar conhecimento está relacionada ao fato de evidenciar para determinados segmentos o uso diferenciado do alumínio em certas situações, como para o mercado de energia, por exemplo. Além disso, a Belmetal, por apresentar uma constante evolução no uso do alumínio, seja complementando a utilização do metal ou até mesmo gerando novos produtos com uma tecnologia mais recente, atualiza as empresas que já estão nesse segmento. “Em relação ao repasse de conhecimento para o público em formação, a participação da Belmetal se dá no sentido de informar, principalmente para estudantes de arquitetura, o caminho mais adequado na construção de uma fachada, por exemplo, evitando possíveis improvisações. O custo de uma improvisação é muito alto e impacta no cronograma da obra. Esses conhecimentos contribuem muito porque, como a Belmetal domina a aplicação de seus produtos em uma obra, esse know-how evita contratempos para o arquiteto que está no início da carreira.”, afirma Ari Nonatto, que completa: “A divulgação do conhecimento interfere principalmente na produção.”.

As filiais da Belmetal da região Nordeste programam anualmente uma agenda de ações em centros universitários. “Este ano, temos como objetivo realizar três palestras em cada estado da regional Nordeste (Pernambuco, Bahia e Ceará) para este publico específico.”, afirma Paulo Jacques, assistente de Marketing da Região Nordeste. Até agora, além do Cesmac, a Faculdade Área 1, em Salvador, também já foi público de uma ação da Belmetal. Com o tema “Revestimento de Alumínio Composto”, a palestra foi apresentada pelo Coordenador da Divisão Plásticos da Filial Salvador, Luciano Arcanjo, em abril. “Em Fortaleza, estamos agendando para agosto com duas faculdades. Nas demais filiais, ainda estamos em fase de planejamento.”, conclui Paulo Jacques.

Desenvolver programas de capacitação para estudantes universitários contribui para a formação de futuros profissionais e amplia o campo focal da Belmetal. Além disso, apresentar técnicas consistentes sobre o mix de produtos para a construção civil aumenta as possibilidades de negócio para a companhia. | www.belmetal.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira