Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2015 - 08:23

38º salão de artes de Ilhabela reúne ícones da arte contemporânea neste final de semana

Kátia Canton, Oscar D’Ambrósio e Paulo Klein vão escolher os ganhadores, entre artistas de todo o Brasil. Evento é opção turística gratuita para a baixa temporada

O 38º salão de artes plásticas de Ilhabela terá a participação de nomes de peso da arte contemporânea brasileira. Katia Canton, curadora do MAC, Oscar D’Ambrósio, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte, e Paulo Klein, crítico e curador, se reúnem nodia 22 de agosto(sábado) para escolher os melhores trabalhos que concorrem ao prêmio Waldemar Belisário. A revelação dos ganhadores será no dia 28 de agosto(sexta-feira).

O Salão de Artes Waldemar Belisário já tem mais de 100 obras inscritas, provenientes de artistas de diversos estados do país. Nestes quase 40 anos de história, o evento teve a participação de artistas brasileiros e caiçaras que, hoje, possuem reconhecimento internacional. É o caso de Marcos Panuzio, Marizilda Gasbarro, Zé Paulo e Pituca, que também estão com trabalhos inscritos para este ano.

Um dos destaques de 2015 é o artista paulista Genésio Telles, que já expôs suas obras em países, como França, Itália, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Ele considera o salão importante para estimular as artes plásticas no país e prometeu surpreender com seu trabalho este ano. “Este é um evento tradicional e que continua com toda a força, indo na contramão de muitas galerias de arte que estão fechando pelo mundo. O artista precisa de espaço para expor e de estímulo para continuar. Estou orgulhoso de participar de um salão com tal credibilidade e de apresentar minhas ‘brincadeiras’. Espero surpreender”, destacou ele.

Promovido pela prefeitura da cidade por meio da Secretaria da Cultura e da Fundação de Arte e Cultura (Fundaci), o salão reúne as categorias: pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação, gravura e técnica mista. Os prêmios chegam a R$ 1,5 mil por categoria e o troféu Waldemar Belisário terá premiação de R$ 3,5 mil. A mostra acontece na sede da Secretaria de Cultura, na Vila – centro histórico de Ilhabela, e vai até o dia 30 de setembro.

Waldemar Belisário —Descendente de italianos, Waldemar Belisário escolheu Ilhabela como casa no ano de 1929. Irmão de criação de Tarsila do Amaral, estava inserido no mundo das artes desde criança e levou o nome e os belos cenários do arquipélago para a rota artística nacional e internacional, através de suas belas pinturas.

Casou-se na ilha e, com sua esposa Celina Guimarães, passou a estimular o desenvolvimento artístico local e a vocação dos caiçaras. Refugiados na Bahia de Castelhanos, desenvolveram diversos projetos educacionais com a comunidade local, inclusive a casa do casal serviu de escola, na época. Em 1968, criaram o primeiro salão de artes da cidade, que após a morte do pintor, em 1983, passou a se chamar Salão de Artes Waldemar Belisário, em sua homenagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira