Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2015 - 08:34

Monarquia e República


(IV e Última Parte).

As Monarquias Constitucionais, às vezes Parlamentaristas, de hoje em dia, não são todas iguais , a não ser pelo fator mais marcante e que as iguala, qual seja, a existência , no topo da Organização Política , um Monarca, vitalício e hereditário , Chefe de Estado, seja Principe Soberano, como no Liechstenstein, e Mônaco , seja Grão-Duque Soberano como no Luxemburgo, seja Rei ou Rainha , como no Reino Unido, na Austrália , no Canadá , na Nova Zelândia, na Noruega , na Dinamarca, na Suécia, nos Países Baixos, na Bélgica , na Espanha, seja Imperador ,como no Japão. Não são só estas as Monarquias do Mundo, há muitas outras , só que não são Constitucionais e Parlamentaristas. A razão de ser deste Artigo é' mostrar a superioridade da Monarquia Parlamentarista sobre a República, seja Parlamentarista , seja Presidencialista.

Verificamos a identidade das Monarquias , pela existência do Monarca, pois este é' o Fator Ímpar que a faz superior a qualquer outra Forma de Governo. Eu pessoalmente, e por causa deste fator ímpar, aprecio qualquer que seja a Monarquia, mas, no momento tratamos mais da Parlamentarista, pois é' a mais usual nos países de Cultura Ocidental e Cristã. Há uma exceção ,que muitos não sabem, o Príncipe de Mônaco é' um Monarca Absolutista, que entretanto não prejudica em nada o aspecto democrático do lindo Principado, para onde os franceses correm, quando estão fartos de sua República. (Aproveitamos aqui para completar um pensamento do Artigo Anterior , quando, referindo-nos a' origem da República Moderna , dissemos que os historiadores a chamam de época do TERROR e, achando desnecessário, não explicamos que se tratava da Revolução Francesa a que infelizmente ainda é' considerada, na França ,Data Nacional ,com desfile militar etc no 14 de Julho, Queda da Bastilha).

Este Fator Ímpar das Monarquias, é ', de facto, o Sinal Carismático das Monarquias que lhes confere a superioridade : O REI. !!! Sim, porque nos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário , do ponto de vista técnico , pouco diferem as Monarquias das Repúblicas. Há evidentemente diferenças, mas as há em função da existência ou não de um Chefe de Estado Vitalício e Hereditário ( Há poucos meses o Rei Juan Carlos de Espanha, abdicou do Trono, em favor de seu Filho Filipe VI , o novo Rei.

Embora a Cerimônia não tenha tido o Aspecto SACRAL da Velha Espanha, sempre foi uma Cerimônia Monárquica, que causou um frenesi' na vizinha França, pela grandeza da Monarquia e pelo fato dos franceses saberem que aquele Rei descende por varonia de seu Louis XIV ) . As diferenças entre os Três Poderes Clássicos ,sejam Monarquias ou Repúblicas , não são estruturais ,embora existam, como por exemplo a Câmara dos Lords , no Reino Unido, que as outras Monarquias não têm mais e que as Repúblicas nunca tiveram . Em lugar dela criaram o Senado , onde seus membros gozam de um mandato mais longo ou vitalício (embora não hereditário) como era o nosso Senado do Império. No nosso Império havia o Poder Moderador que era um Poder Supletivo , exclusivo do Imperador mas que, por causa da época em que foi criado, absorvia um tanto o Executivo, o que hoje, não mais acontecerá. A superioridade da Forma Monárquica de Governo, reside mesmo na existência do REI.

Por que? Há duas respostas : a pratica e a resposta transcendente: . 1 —A prática redunda da posição do Rei na estrutura do Governo. Ele está' acima do Governo. Ele reina mas não governa. O que significa reinar e não governar? Significa, como diz De Maistre, que ele não se rebaixa para assuntos corriqueiros do governo diário de uma Nação Ele só se pronuncia para resolver contendas de Alto Nível, para defender seu Povo de grandes perigos, para evitar que doutrinas deletérias venham a envenenar a estrutura cristã de sua Nação ,para pacificar as lutas internas partidárias que as' vezes perturbam o Bem Estar do Povo. Enfim ele é' o Pai de quem se espera sempre a Mão estendida para ajudar e apoiar. Como diz o Hino do Reino Unido " Deus guarde nosso nosso bom Rei ( ou Rainha) , Longa Vida ao nosso Nobre Rei, DEUS guarde o Rei . Possa ele defender nossas Leis e sempre nos dar motivo , para cantar com o Coração e a Voz ... DEUS GUARDE O REI. !!! ". 2—A Transcendente é', como diz a palavra, Superior, Metafísica ... Sublime !!! O Rei exerce um Papel na Sociedade Nacional , como já dissemos antes, de PAI . Mas não de um Pai comum, e sim de um PAI que é' quase divino. Um PAi que inspira seu Povo para as mais Excelsas Virtudes , para imitá-lo , para caminhar com ele rumo ao caminho certo que leva ao desenvolvimento, a' Paz , a ' Cultura a' FELICIDADE. O Rei, segundo esta Resposta Transcendente é' quase um SACERDOTE , é' quase DIVINO . Não é' DEUS, como os antigos acreditavam , mas , segundo a Doutrina Cristã , recebe de DEUS sua Missão.

. Por: Otto de Alencar de Sá Pereira, Professor e Historiador, Católico Apostólico Romano, Monarquista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira