Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 12:31

Vitopel com José Ricardo Roriz Coelho no comando

O executivo quer aproveitar o grande momento da economia para fazer investimentos em mercados com grande potencial de crescimento.

Após uma bem sucedida carreira de 25 anos no setor petroquímico, com importante papel em sua reestruturação, José Ricardo Roriz Coelho vai atuar agora mais próximo do consumidor final. O executivo assumiu a presidência da Vitopel, maior companhia Latino Americana, e terceira no mundo, na produção de filmes flexíveis BOPP - material de alto valor agregado usado em segmentos com enorme potencial de crescimento, desde embalagens para alimentos e bebidas, pet foods, etiquetas, rótulos e gráficas à indústria do tabaco.

Tendo sido presidente da Polibrasil, da Suzano Petroquímica e da Nova Petroquímica, além de dirigir algumas outras companhias e entidades como Ipeg, Abiquim, Siresp e Fiesp, Roriz Coelho vai trabalhar agora para fortalecer a indústria de embalagens no Brasil e Argentina e prepará-la para os desafios do mercado global. “O cenário econômico é extremamente favorável para nossos negócios. Teremos uma safra recorde, o mercado interno continua seguindo aquecido e nosso setor tem total capacidade de trabalhar para que o Brasil exporte mais produtos embalados”, afirma.

O Brasil detém 60% do consumo sul-americano de embalagens flexíveis. Nos últimos anos, o crescimento médio do produto ficou acima de 10%. A Vitopel vende 64% de sua produção para os segmentos de embalagens, 20% para rótulos e etiquetas e o restante para os segmentos de gráfica e de comunicação visual. Roriz Coelho acredita que além do segmento alimentício, outros clientes também demandarão muito este ano. Um exemplo próximo é a Páscoa, ocasião em que há um aumento significativo no consumo de embalagens, pois todos os ovos de chocolates são embalados com filmes flexíveis. “A eleição é outro exemplo de oportunidade para maior comercialização de filmes para comunicação visual e uso gráfico”, conclui o executivo.

A Vitopel produz anualmente 150 mil toneladas de filmes flexíveis de BOPP. É um produto 100% reciclável e utiliza somente materiais recicláveis em sua composição. Graças à tecnologia aplicada pela Vitopel, os filmes flexíveis resultam em embalagens com maior resistência e menor espessura, o que demanda menos materiais em sua composição. O resultado é um produto com excelente eco-eficiência e que atende as principais exigências do consumidor em relação aos resíduos gerados no pós-consumo. Os filmes flexíveis são encontrados nas embalagens para balas e doces, sorvetes, chocolates, biscoitos, sopa desidratada, suco em pó, snacks, rótulos de cerveja e refrigerantes, filmes embalagens para presentes, filmes para pacotes de cigarros, fita adesiva, laminação de papeis e outros.

A Vitopel está atenta às oportunidades de mercado que possam agregar valor aos seus ativos. Roriz Coelho revela que a companhia está analisando investimento ainda este ano de US$ 50 milhões para construir uma nova fábrica no Brasil. Além disso, estão confirmados US$ 5 milhões para a aquisição de uma nova linha de produção para filmes metalizados. Este é um mercado que, segundo Roriz Coelho, vem crescendo muito. A tecnologia aplicada na produção de embalagens metalizadas proporciona um produto com maior resistência, menor espessura e maior barreira que permite maior e melhor conservação dos alimentos. Além disso, possuem excelente apelo visual, o que melhora a apresentação dos produtos no ponto de venda.

No campo das oportunidades, Roriz Coelho afirma que a Vitopel acompanha de perto o mercado de carnes no Brasil e na Argentina, maiores produtores e exportadores mundiais. “O potencial desse mercado é muito grande e estamos estudando também investimentos para uma nova linha de produção que atenda o segmento de embalagens para carnes e embutidos”, completa. Ainda sobre as oportunidades, o executivo afirma que a empresa também estuda o mercado de filmes encolhíveis.

Potencial para atender o mercado - Com presença global e escritórios no Brasil, Estados Unidos e Argentina, a Vitopel, estabelece parcerias comerciais pelos cinco continentes. Além de sua liderança no mercado brasileiro, a Vitopel exporta para o Chile, Argentina, EUA, México, países da América Central, Pacto Andino, Europa e África.

Ao todo, são mais de 975 colaboradores, na Argentina, Brasil e Estados Unidos trabalhando para desenvolver as melhores soluções para clientes como Nestlé e Unilever, Kraft Food, PepsiCo., Coca Cola, Ambev, Bunge, Tetra Pak, International Paper, Suzano Papel e Celulose, Marilan, Accor e Havana.

Atualmente, conta nove linhas de produção em três unidades industriais, uma na Argentina e duas no Brasil. A Planta de Totoral, na Argentina, conta com modernos equipamentos e três linhas de produção. Esta unidade possui capacidade média de 32 mil toneladas de filmes flexíveis anuais. No Brasil, a Vitopel possui duas fábricas. A Planta de Mauá (SP), que em 2001 triplicou a sua produção com a instalação de uma nova linha e possui capacidade de 43 mil ton/ano. A unidade de Votorantim (SP) é tradicional no ramo de embalagens. A planta produz 75 mil ton/ano e conta com a linha mais veloz do mundo, um projeto audacioso que confere à empresa um altíssimo padrão tecnológico e melhor eficiência operacional.

A Vitopel possui a única Planta Piloto e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Filmes BOPP da América Latina, o que lhe permite a busca constante por soluções em filmes flexíveis para as mais diversas demandas do mercado.

Mercado - Além do excelente relacionamento com seus clientes, a Vitopel investe intensamente em P&D, inovação, agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novas soluções, aliados à eco-eficiência e geração de valor para o mercado.

Outro ponto que vale reforçar é o destacado desempenho para desenvolver novos produtos, com índices crescentes de novas aplicações e resultados relevantes para seus clientes. A Vitopel tem dezenas de inovações que pretende lançar no mercado este ano como parte de sua estratégia de crescimento. São inovações, revela Roriz Coelho, que estarão melhorando a comunicação visual e o potencial de venda de vários produtos nas lojas, nos shoppings e nos supermercados.

Pessoas - Além de fornecer produtos e serviços de qualidade, a Vitopel adota uma postura efetiva no campo da responsabilidade socioambiental, como parte de seu planejamento estratégico. A empresa é referência em boas práticas de recursos humanos e vem aprimorando cada vez mais os mecanismos de relacionamento com seus mais de 975 colaboradores, por meio de investimentos em capacitação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.

Os colaboradores da Vitopel têm larga experiência e conhecimento dos setores que a empresa atua. E Roriz Coelho pretende aproveitar esse capital humano para desafios mais ambiciosos no mercado.

A Vitopel mantém programas que disseminam conceitos de educação ambiental e favorecem a integração dos familiares dos funcionários com a empresa. Em relação às comunidades no entorno de suas unidades de produção, a Vitopel apóia e desenvolve programas de inclusão dos jovens, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento social local.

Controle - Controlada pelos fundos de investimentos dos bancos JP Morgan, Chase e CSFB, a Vitopel foi inaugurada em 1988 e é líder no mercado de filmes flexíveis de BOPP, com produção de 150 mil ton./ano. Além da liderança nos mercados do Brasil, exporta para dezenas de outros países seus produtos de alto valor agregado. Em 2000, seus atuais controladores adquiriram seus ativos e intensificaram esforços para tornar a Vitopel a companhia do setor mais importante da América Latina. Com a chegada de Roriz Coelho, os esforços estarão na direção do crescimento sustentável frentes às oportunidades do mercado global.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira