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25/08/2015 - 08:55

O impacto do eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal de 2009, com o objetivo de unificar o envio das informações relativas à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por parte do empregador com relação aos seus empregados. A implementação do eSocial exime a necessidade do preenchimento de inúmeros formulários e declarações (DIRF ou RAIS). As informações colhidas com o eSocial são enviadas via internet, em um documento único, e repassadas aos órgãos necessários.

Publicado no Diário Oficial da União, em fevereiro de 2015, o Manual de Orientação (versão 2.0) com resoluções do Comitê Gestor, que altera e orienta o empregador das obrigações, estabelecendo regras de preenchimento, validação, layouts, tabelas e instruções gerais para o envio de eventos que compõem o eSocial para o ambiente nacional de dados.

O novo layout de apresentação das informações, vai trazer um grande impacto na reestruturação dos procedimentos internos da empresa, sejam eles, contábeis, administrativos, fiscais, pessoais, legais, jurídicos, segurança, entre outros. Muitas empresas fazem uso de sistema automatizado para administração dos dados de seus empregados e suas informações empresariais, e hoje se torna indispensável um software de gestão na transição de ambientes entre administradores, contadores e recursos humanos na expectativa de um atendimento mais acurado da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal, social, na redução de multas e processos trabalhistas. A etapa de implantação do eSocial para pequenas e médias empresas é mais complicada pela estrutura da organização, custo, investimento, cultura e processos.

A entrega do eSocial é estimada para o segundo semestre de 2016, mas poderá ser adiada pela quarta vez e vigorar a partir de janeiro de 2017. O eSocial é uma realidade, não adianta mais postergar a tomada de decisões a respeito de sua implantação, iniciar este procedimento imediatamente garantirá à sua empresa uma tranquilidade em relação ao momento da entrega dos dados e o mapeamento torna-se fundamental e iniciado o quanto antes.

. Fernanda Ruiz, Gerente de Projeto e Serviços Fiscais da Lumen IT, empresa especializada em soluções e compliance fiscal, que realiza o mapeamento ao eSocial. Lumen IT/BPO —Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que consolidou-se no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, é considerada a empresa que mais cresceu no setor nos últimos dois anos, cerca de 200%. A Lumen IT, é uma empresa com foco em soluções fiscais, seja implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance, entre outros. Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, tais como: ICMS, IPI e ISS, dentre outros, até a geração de arquivos magnéticos para todas as instâncias de fiscalização (IN86, IN100/ Manad, Cotepe, Cat, Sintegra, Estados do Nordeste, DES etc), bem como a geração e validação dos arquivos referente ao Sped Fiscal, Sped Contábil e Sped Contribuições (Pis&Cofins). Em sua carteira de clientes constam nomes como: Dafiti, Total Lubrificantes, Serilon, Martin Sprocketer, Hortifruti, Buscapé, Margirius, Ouro Verde, Epharma, CNova, Banco Brickell, Grupo Multi, Cinemark, entre outros.

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