Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2015 - 07:19

Ericsson: WI-FI Calling encontra sua voz

48% dos usuários de smartphone brasileiros que viajam internacionalmente se surpreendem com o valor da conta do telefone depois que retornam de viagem. Como resultado, 26% deles desligam completamente seu smartphone ou deixam em modo avião durante uma viagem internacional. 52% dos viajantes brasileiros fazem menos ligações de voz enquanto estão viajando.

O ConsumerLab, área da Ericsson (NAsdaq: ERIC) que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, acaba de lançar o relatório “Wi-Fi Calling encontra a sua voz”. O estudo revela que essa tecnologia também oferece inúmeras oportunidades para uma forma de comunicação muitas vezes esquecida: a voz.

O Wi-Fi Calling é um serviço oferecido por diversas operadoras móveis ao redor do mundo e permite aos usuários realizarem chamadas de voz e enviar mensagens de texto de seus smartphones utilizando uma rede Wi-Fi ao invés da tradicional conexão telefônica. Essa alternativa garante mais velocidade de resposta e maior qualidade de áudio, além de possibilitar que eles recebam e realizem ligações de lugares com pouca ou nenhuma cobertura móvel. No Brasil, cinco em de cada 10 usuários de smartphone estão satisfeitos com a conectividade indoor, enquanto que apenas dois de cada 10 estão satisfeitos com a qualidade, cobertura e estabilidade das chamadas de voz.

A conexão Wi-Fi é uma das principais formas de conectividade procurada pelos brasileiros em suas viagens. Ainda de acordo com o relatório, 83% dos usuarios de smartphone que viajam internacionalmente se conectam a este serviço sempre que ele está disponível e 77% preferem se hospedar em hotéis onde o acesso a rede sem fio é liberado para os hóspedes. No entanto, os viajantes ficam dependendo de aplicativos de comunicação, o que ainda é uma barreira para 64% dos usuários.

André Gualda, especialista da área ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “Para os usuários de smartphone que viajam internacionalmente, estar livre para se comunicar sem a necessidade de planejamento antecipado ou depender de aplicativos de comunicação é algo que pode se tornar realidade com o Wi-Fi Calling. No estudo, 70% dos viajantes internacionais afirmaram que o conceito é interessante e metade deles gostaria de usar o serviço nos próximos seis meses, caso ele já esteja disponível.”

Para os entrevistados que fazem viagens internacionais não é preciso usar um aplicativo ao fazer chamadas (30%) e a redução dos custos de roaming (27%) são os principais fatores que tornam o serviço atrativo. No Brasil, 48% dos usuários afirmam que as suas contas de celular referentes ao período em que estavam viajando acabam atingindo valores mais elevados do que o planejado, especialmente para uso de voz e de dados.

Para evitar surpresas na conta, 26% dos entrevistados brasileiros desligam o smartphone ou o deixam em modo avião durante a viagem. E, em se tratando de chamadas de voz, 52% dos viajantes brasileiros internacionais disseram usar menos o serviço quando fora do país.

Realizado com base na análise de cinco mil entrevistas online realizadas com usuários de smartphones no Brasil, Egito, Espanha, Reino Unido e nos EUA, o relatório identificou que 85% dos brasileiros entrevistados acham o conceito do Wi-Fi Calling atrativo e 77% deles disseram que muito provavelmente usarão esse serviço nos próximos seis meses, números superiores a média global.

Enquanto 40% usuários de smartphones brasileiros que viajam internacionalmente afirmaram que vão parar de usar aplicativos de comunicação por conta do novo serviço, uma porcentagem igual de viajantes disse valorizar a experiência de comunicação enriquecida, através da presença, vídeo e chat oferecido por aplicativos de comunicação.

”Os consumidores esperam uma forma de comunicação ininterrupta e aprimorada, além de apenas voz; portanto, chamadas via Wi-Fi terão de evoluir para acompanhar o comportamento e as expectativas em relação as novas formas de comunicação”, reforça Gualda.

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável.

Nossos serviços, softwares e infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades.

Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente.

Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2014, a empresa gerou receitas de 228 bilhões de coroas suecas (US$ 33,1 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores Nasdaq OMX (Estocolmo) e Nasdaq (Nova York).

Na América Latina estamos presente desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região. | www.ericsson.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira