Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 12:40

Mostra do Filme Livre 2008 – 7ª Edição, no CCBB Rio de Janeiro


O Centro Cultural do Banco do Brasil inaugura a Mostra do Filme Livre 2008 – 7ª Edição (MFL 2008), em 18 de fevereiro, às 19h, na Rua Primeiro de Março, 66, 1° andar. Criado e organizado pela WSet Multimidia, o evento abre o calendário dos festivais de cinema e vídeo no Rio de Janeiro, e fica em cartaz de 19 de fevereiro a 9 de março, com entrada franca. A Programação completa se encontra no site www.mostradofilmelivre.com

A Mostra do Filme Livre 2008 é um projeto pioneiro e se caracteriza por apresentar uma programação focada na liberdade de expressão audiovisual, em meio às novas tecnologias e sua relação com o mercado. Exibirá cerca de 300 filmes de todos os formatos (curtas, médias e longas-metragens), em diversos suportes (VHS, Beta, DVCam, HD, 35 mm, 16 mm, celulares, entre outros), durações e gêneros (ficção, documentário, animação e experimental), sendo ainda o único evento nacional que aceita filmes realizados em qualquer época.

Para Guilherme Whitaker, curador da Mostra do Filme Livre 2008, “A única pré-condição para participar na MFL está na valorização da coerência estética e a experimentação. Desde a sua primeira edição, já levamos mais de 22 mil pessoas às salas de cinema e exibimos cerca de 1.750 filmes. Este ano selecionamos 300, de um total de 700 inscritos e outros 100 filmes serão convidados.”

A MFL 2008 vai homenagear, com retrospectivas completas de seus filmes, o realizador Joel Pizzini e a produtora Plus Ultra, que completa 10 anos de vida. Focada em ser um espaço para a difusão, reflexão e valorização do que está sendo realizado à margem dos esquemas convencionais de produção/exibição no país. Mostrar o que ninguém consegue ver, devido à quase inexistência de lugares para o filme cultural/experimental no circuito comercial exibidor, seja em cinemas ou na televisão.

“Acreditamos”, continua Whitaker “que as produções independentes, hoje, são as que mais crescem em volume e as que mais movimentam o mercado cultural/alternativo. A MFL 2008 busca ser um canal de veiculação e debate sobre estes trabalhos influenciados pelas novas possibilidades digitais como forma de democratização do acesso ao cenário/mercado audiovisual, antes destinado a poucos.”

Por seu caráter multidisciplinar, a MFL 2008 procura atingir o maior número de pessoas, das mais diversas classes e faixas etárias. Os debates, oficinas e sessões comentadas permitem o aprofundamento das relações entre realizadores, público, pesquisadores e empresas do ramo, estimulando o pensamento e a livre iniciativa, e inserindo a MFL no panorama cultural da cidade como o evento audiovisual mais democrático do Brasil.

Outra ótima novidade é que, em paralelo à MFL, na terceira semana do evento, vai acontecer na Casa França-Brasil a Feira Livre– I Feira Audiovisual do Rio, com diversas atividades e a participação de empresas produtoras/distribuidoras/exibidoras do setor audiovisual focadas no cenário independente nacional.

Mostra do Filme Livre 2008 – 7ª edição | Mostra de 300 filmes em diversas categorias. Coordenação geral: Guilherme Whitaker, de 19 de fevereiro à 9 de março de 2008, entrada Franca, com retirada da entrada 30 min. antes da sessão na recepção, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – 20.010-000 | Tel: (21) 3808-2020 | Site: www.bb.com.br/cultura. [ Acesso para deficientes | Metrô: Uruguaiana } *Programação completa: www.mostradofilmelivre.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira