Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2015 - 08:33

Linha 4 do Metrô tem 75% das obras concluídas, diz Governo do Rio de Janeiro


Este é o maior legado que o Rio de Janeiro vai ganhar com as Olimpíadas.

A pouco menos de um ano para a inauguração, a Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca — Ipanema), — maior legado que a cidade vai ganhar com as Olimpíadas está com 75% das obras concluídas. A nova linha vai unir o Rio, conectando as zonas Norte, Sul e Oeste, além de possibilitar a integração com outros modais, como trens, BRTs e ônibus. Serão 300 mil pessoas transportadas a cada dia, a partir de julho de 2016.

Já foram escavados mais de 12 quilômetros de túneis entre a Barra e Ipanema, faltando apenas 1,3 Km. Dos 32 Km de via permanente, por onde passarão os trens neste trecho, nos dois sentidos, há trilhos instalados em 16 Km. Quatro estações estão completamente escavadas e em fase de acabamentos: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental e Nossa Senhora da Paz. Na Estação Jardim de Alah, no Leblon, que recebeu o Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, no último dia 10 de julho, os colaboradores constroem o último acesso de passageiros.

O equipamento passa por manutenção programada, enquanto é arrastado por dentro da estação, e voltará a escavar em direção à Antero de Quental em setembro. Ao mesmo tempo em que escava, o Tatuzão instala anéis de concreto (aduelas) que revestem o túnel. A produção das 2.754 aduelas necessárias para a construção de todo o túnel da Zona Sul foi concluída em julho de 2014.

— A obra representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo implantada nos últimos 30 anos no estado. A Linha 4 vai beneficiar a mobilidade da cidade por décadas — afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Quase dez mil profissionais empregados —A Linha 4 do Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina e emprega, atualmente, cerca de 9,7 mil profissionais. Quando inaugurada, vai retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico no trecho Barra da Tijuca – Zona Sul.

— Os 15 novos trens da Linha 4 já estão na cidade e três deles já circulam com passageiros pela Linha 1. Em até 90 dias, os demais também estarão operando no sistema — disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

A Linha 4 do Metrô fecha o anel de alta performance dos transportes para 2016. Ela faz a conexão entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e todo sistema metroviário: Zona Sul, Centro e Zona Norte. A linha se conecta aos BRTs da Prefeitura, em especial à TransOeste, que vai da Barra a Santa Cruz e Campo Grande, e à TransCarioca, da Barra até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, interligando a Barra da Tijuca a Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

A partir de 2016, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro do Rio, em 34 minutos. Hoje, o deslocamento é de mais de duas horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira