Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2015 - 08:56

Dopper exibe documentário sobre o Nepal no Festival Filmambiente no Rio de Janeiro

Empresa sustentável holandesa apresenta longa metragem sobre os resultados de projetos de saneamento básico realizados no Nepal

São Paulo—Merijn Everaarts, fundador e CEO da Dopper, empresa sustentável holandesa, marca presença pela primeira vez no festival Filmambiente para promover o documentário A Procura da Fonte Segura, no dia 31 de agosto(segunda-feira), às 19 horas, no Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro. A exibição acontece na Praia de Botafogo, 316, com entrada gratuita e os 30 primeiros espectadores desse documentário serão presenteados com uma garrafa Dopper.

Desde o lançamento da Dopper, Everaarts sempre teve um propósito em mente: fazer com que o maior número possível de pessoas tenha acesso à água potável. Para isso, a Fundação Dopper começou a desenvolver trabalhos no Nepal, onde a situação da região em relação à água é bastante complicada. Esse documentário de 2013 é o resultado do que a Fundação Dopper tem feito por lá, como também um alerta para a situação geral do país.

A comparação, nas devidas proporções, entre Nepal e Brasil é inevitável, uma vez que se trata de dois dos países com as maiores reservas de água doce no mundo, mas que apenas uma pequena parcela da população tem acesso. É dentro desse contexto que o documentário mostra como a saúde de muitas pessoas pode ser melhorada, com relativamente poucas ferramentas. Por meio da educação e injeção financeira, um grande impacto pode ser gerado.

“Queríamos mostrar ao público exatamente o que acontece com o dinheiro doado na compra de uma garrafa; consumidores compram uma Dopper, a Dopper apoia a Simavi, uma organização internacional que trabalha há mais de 90 anos em projetos de saúde, e a Simavi apoia o NEWAH, uma organização não governamental no Nepal que trabalha na promoção de saneamento básico. E o documentário mostra claramente a situação antes de um projeto iniciado e o seu processo de desenvolvimento. Nós filmamos o desenvolvimento de um projeto: fomos até a fonte, construímos tubulações de água, torneiras, vasos sanitários e depois fornecemos a educação. Por fim, mostramos um projeto que já é executado por um tempo para comprovar a sustentabilidade das soluções que foram fornecidas”, conta Everaarts.

A experiência documentada durante sete dias por Everaarts e pela equipe da Dopper tem cenas inusitadas, como uma caminhada de mais de uma hora e meia entre o vilarejo e a fonte de água potável. O vídeo também mostra aulas de higiene e saneamento ministradas por um comitê composto por 95% de mulheres que aprenderam alguns cuidados básicos por meio de programas de educação da Fundação Dopper, e repassam o aprendizado para o restante do povoado.

Dos resultados obtidos no projeto, €168 mil foram investidos pela Fundação Dopper e com isso 18 mil pessoas agora tem acesso à água própria para consumo. Além disso, 1.924 famílias também têm acesso ao saneamento e 250 pessoas foram capacitadas para repassar treinamentos educacionais sobre higiene e água potável, e também para construção e manutenção dos encanamentos que levam a água aos vilarejos.

De acordo com o documentário, anualmente, mais de 10.500 crianças com menos de cinco anos morrem de doenças ligadas à água poluída, e 85% das doenças que acometem a população do Nepal se devem à água contaminada e à falta de saneamento.

Após o documentário Everaarts ficará a disposição para contar pessoalmente sobre a experiência e também sobre seus planos para o Brasil.

Perfil—A Dopper quer viver em um mundo em que as pessoas sejam conscientes do meio ambiente em que vivemos, onde a quantidade de plástico descartável seja reduzida e onde todos tenham acesso à água filtrada. A Dopper tem o certificado B Corporation e recebeu uma menção honrosa no prêmio de DesignThe RedDot, um selo de qualidade internacional pela excelência em design. |www.dopper.com.

Fundação Dopper —Através da Fundação Dopper, a Dopper cria uma consciência ativa e crescente em relação ao impacto do uso de plástico descartável e acesso à água potável no mundo. Cinco por cento de todos os rendimentos brutos vão para a Fundação Dopper, que financia projetos relacionados a água no Nepal, e tenta criar conscientização sobre o impacto do uso de plásticos descartáveis.

Um exemplo de projeto é o “Plastic Madonna”, uma grande estátua feita de plástico descartado que vai ser exposta no Rio de Janeiro em 2016 | www.plasticmadonna.com.

Dopper Foundation: [http://dopper.com/about-dopper/dopper-foundation].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira