Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2015 - 08:59

São Paulo um passo à frente

Segundo estudo desenvolvido pela FGV Projetos, em parceria com o Financial Times, o conceito “competitividade” tem várias definições. A principal delas implica potencial para competir somado às circunstâncias que permitam que esta capacidade seja realizada. Na avaliação de economias nacionais, isso nos remete a produtividade, ambiente de negócios, carga tributária, capital humano, câmbio e diversos outros fatores presentes no dia a dia do noticiário brasileiro.

Economistas relatam que as razões da crise e da perda de competitividade são múltiplas. Passamos, entre 2008 e 2010, por um período de crescimento e prosperidade no comércio internacional, o que nos levou a um otimismo exagerado com relação ao futuro. Foram privilegiadas políticas de incentivo à demanda sem que os investimentos em infraestrutura acompanhassem o mesmo ritmo.

Mas nem todas as notícias são ruins. Relatório da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), mostra que o Brasil se recuperou na lista dos países que mais receberam Investimentos Estrangeiros Diretos em 2014, vindos de empresas que entendem que as crises são cíclicas e que quem aporta recursos aqui hoje estará um passo a frente da concorrência quando o crescimento voltar.

Esta é a percepção da equipe da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Temos atendido diversas empresas que anunciaram investimentos neste início de ano – até o dia 19 de agosto, já eram 21 projetos que somam R$ 7,4 bilhões e mais de 7.732 empregos diretos.

São empreendedores que enxergam, no Estado de São Paulo, como a região mais competitiva. A pesquisa dividiu as cidades em 558 microrregiões, e, das 20 que lideram a lista, 15 são paulistas.

O estudo destaca o capital humano. Nesse quesito, 18 das regiões mais competitivas estão em São Paulo, reflexo da atuação das universidades estaduais – USP, Unesp e Unicamp –, referências na América Latina.

O Estado investe mais de 70% das verbas públicas aplicadas em pesquisa e desenvolvimento do País e 75% das 20 microrregiões mais inovadoras do Brasil estão em São Paulo.

A qualidade de vida também pesa. A própria Federação das Indústrias do Rio de Janeiro atestou que 16 das 20 melhores cidades para se viver no Brasil estão no Estado de São Paulo.

Estes aspectos positivos se somam à infraestrutura, que concentra 19 das 20 melhores estradas, dois aeroportos internacionais e 29 regionais, o maior porto da América Latina, além de gasodutos, ferrovias e hidrovias.

Diante da necessidade de manter uma agenda apositiva e garantir mais investimentos, o Governo de SP ampliou as atribuições da agência, como a de incentivar a promoção da exportação de produtos paulistas. São ações como essa, de rápida adaptação às situações correntes, que permitem que São Paulo continue com uma economia diversificada e pujante.

No futuro, o Brasil vai voltar a crescer. E não é difícil pensar qual Estado será o motor desse desenvolvimento.

A Investe São Paulo— Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo.

Agora, a Agência, tem novas e importantes atribuições: o incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e apoio às pequenas e médias empresas.

. Por: Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo [www.investe.sp.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira