Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 13:00

Itaipu e Prefeitura de São Miguel promovem Seminário sobre Agroindústrias na Bacia Hidrográfica do Paraná 3

Cerca de 200 pessoas devem participar no dia 13 de fevereiro (quarta-feira), do Seminário sobre Agroindústrias na Bacia do Paraná 3, a partir das 8h30, no Centro de Convivência de São Miguel do Iguaçu. O evento, aberto ao público, é uma iniciativa da Itaipu, em parceria com a prefeitura daquele município.

O seminário vai reunir prefeitos, técnicos em produção agrícola, secretários de agricultura dos municípios, diretores de associações, líderes comunitários e agricultores interessados em transformar sua produção para agregar valor e com isso melhorar sua renda e sua qualidade de vida.

O seminário terá participação especial do prefeito de Criciumal (RS), Walter Luiz Heck, que fará palestra, seguida de debate, sobre experiências bem sucedidas com agroindústrias naquele município, e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Adelmar Batista, que fará explanação sobre linhas de financiamento e crédito para a agroindústria

O seminário é realizado no contexto do projeto Desenvolvimento do Pequeno Agricultor, que tem o propósito de dar suporte estrutural para um conjunto de ações ordenadas e orientadas para a sustentabilidade social e familiar de pequenos agricultores nos 29 municípios da BP3.

"Sabemos que grande parte dos agricultores produz com qualidade e comercializa seus produtos quase na sua totalidade in natura, mas essa estratégia não permite que eles cresçam como sujeitos na transformação e agreguem valor ao produto”, diz o agrônomo João José Passini, coordenador do projeto de Agricultura Orgânica do Programa Cultivando Água Boa.

“O ciclo completo para se atingir a sustentabilidade se sustenta no tripé: produzir, transformar e comercializar", acrescenta o agrônomo. Segundo Passini, o seminário contribuirá para o aumento de conhecimentos e a conscientização dos produtores, conferindo-lhes capacitação e organização comunitária.

"Na BP3, a agricultura familiar é muito forte no que se refere à produção. Ela é responsável pela maioria dos produtos consumidos na alimentação. Porém, está ainda muito aquém de outras regiões do Brasil no que se refere à transformação da produção e sua comercialização. Faz-se necessário, portanto, qualificar os interessados, dando-lhes mais informações e orientações para um desenvolvimento das agroindústrias com consciência e passos firmes, evitando os erros do passado por outras regiões. É justamente para isso que está sendo oferecido este seminário", conclui o agrônomo. | www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira