Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2015 - 07:57

Recolocação profissional

Quatro passos na busca por um novo emprego.

Todos que se encontram no processo de recolocação sabem que a rejeição é um fato nessa caminhada .Não é nada agradável receber um feedback negativo tipo: “Você não foi aprovado”.Mas o pior é o desagradável silêncio, onde ficamos ansiosos e na expectativa de uma resposta que nunca vem. A verdade fundamental do processo de recolocação não é boa: Você irá ser rejeitado e ignorado. Infelizmente essa amarga verdade recai sobre muitos que estão nesse processo. Mas você pode diminuir a dor e desenvolver uma atitude positiva seguindo quatro dicas importantes:

Passo 1: Tome as rédeas do seu "Job Search " —Só você sabe seus pontos fortes e fracos. Só você sabe onde você quer trabalhar e por quê. Só você sabe como pode ajudar um potencial empregador. Somente você pode articular seus interesses e pontos fortes em uma carta de apresentação e currículo. Não deixe que qualquer outra pessoa faça o seu currículo ou a sua carta de apresentação. Você precisa fazê-lo com suas palavras e experiências. Você pode pedir que outra pessoa o revise, mas a palavra final deve ser sua, mesmo se estiver recebendo aconselhamento técnico ou Outplacement, "Particularmente adoro me sentar com meus clientes para orienta-los o porque estamos optando por essa ou aquela estrategia na formatação de seu currículo e carta. Gosto quando não são vencidos pela facilidade de estarem a frente do especialista para aguardar pronto e querem aprender comigo e me ajudar no processo.

Não gosto nem um pouco quando durante a entrevista de emprego ou reunião para conhecimento de perfil que faço aqui na Ricci, o profissional precisa lembrar de fatos olhando constantemente para o currículo para ter certeza do que esta dizendo.

Passo 2: Cerque-se de pessoas positivas —Cerque-se de pessoas positivas e seja uma delas. Livre-se de qualquer um que se simpatize com a sua situação e está ansioso para se lamentar.Você não precisa de simpatizantes e pessoas negativas. Você precisa de apoio e nisso há uma enorme diferença.

Família, amigos e profissionais respeitáveis irão lembrá-lo de suas forças e dar o incentivo necessário para você manter o foco e ir além.

Para se manter inspirado você precisa de pessoas que não só o apoiem, mas que forneçam críticas construtivas para ajudá-lo a aperfeiçoar sua apresentação e criar estratégias.

Passo 3: Conheça suas ações e resultados —Você deve manter um registro, para mostrar a si mesmo, que está fazendo progresso. Se você puder observar visualmente suas realizações, terá um incentivo extra para manter o foco. Se você já fez 10 ligações, anote-as. Você enviou seu currículo para várias vagas na internet, registre esses dados. Eu o encorajo a manter suas realizações em um local visível. Isso irá lembra-lo de suas metas. Anote quantas entrevistas você já agendou, as ligações que fez, chamadas de retorno e pesquisas que terminou. É fundamental ser capaz de ver o seu processo de recolocação, para garantir que está sempre tomando ações para aumentar seu número de entrevistas.

Passo 4: Pensamento positivo —Como Henry Ford disse uma vez, “Se você pensa que pode, você está certo.” É importante acreditar que irá ter sucesso. Você deve convencer-se, através da sua própria fala, que você é bem sucedido. Você pode ser o seu pior inimigo ou seu maior amigo.Por ser um gerente de carreiras e conversar com pessoas boa parte dos meus dias vejo constantemente aqui na Ricci diversos executivos e profissionais dominados pelo lado esquerdo de seus cérebros. Apresento-lhes soluções e apoio aos seus problemas na busca por recolocação estimulando-os a utilizar o lado direito do seu cérebro! Ele é criativo e impulsionado pelo pensamento positivo te levará aonde quer chegar! E lembre-se: Somente a ação gera resultado!

. Por: Claudio Riccioppo, gestor de carreiras da Ricci Assessoria de Carreira e Cursos Gerenciais (www.riccirh.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira