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01/09/2015 - 07:53

53% das empresas acreditam que a nuvem aumentará sua receita nos próximos dois anos

Cisco divulga estudo global sobre computação em nuvem e apresenta ferramenta para organizações medirem seu próprio nível de adoção de serviços, otimizando recursos.

São Paulo—A Cisco divulga hoje os resultados de um estudo global que indica a ocorrência de uma segunda onda de adoção da computação em nuvem, na qual as empresas já não buscam apenas eficiência e redução de custos, mas também um impulso à inovação, ao crescimento e à disrupção. O estudo revela que 53% das empresas esperam que a adoção da nuvem gere um aumento de suas receitas ao longo dos próximos dois anos. Porém, o dado também representa um desafio para muitas companhias, já que apenas 1% delas dispõe de uma estratégia de nuvem otimizada e 32% não possuem qualquer estratégia.

Chamado de “InfoBrief - Não fique para trás: como ampliar a adoção da nuvem", o estudo foi desenvolvido pela IDC, baseando-se numa pesquisa de mercado primária realizada com executivos de 3.400 empresas em 17 países, que vem implementando com sucesso nuvens públicas, privadas e híbridas em seus ambientes de TI.

O estudo da IDC identifica cinco estágios de maturidade de adoção da nuvem: ad hoc (temporária, provisória), oportunista, repetível, gerenciada e otimizada. O estudo revelou que as empresas que aumentam sua maturidade de nuvem do nível mais baixo - ad hoc - para os mais altos de nuvem otimizada, apresentam os seguintes resultados: .10,4% de aumento nas receitas;

. 77% de redução dos custos de TI;

. 99% de diminuição no tempo de prestação de serviços e aplicações de TI;

. 72% maior capacidade do departamento de TI em atender ao nível de serviço (SLAs);

. Capacidade duplicada de investimento em novos projetos para impulsionar a inovação.

Benefícios econômicos para empresas com nuvens avançadas — O estudo também quantificou os benefícios econômicos identificados nas empresas que adotaram nuvens mais “maduras”*. As empresas analisadas apresentam em média US$ 1,6 milhão em receitas adicionais por aplicação implementada em nuvem privada ou pública. Essas empresas também registraram redução de custos de US$ 1,2 milhão por aplicação baseada na nuvem.

Os aumentos de receita resultaram, em grande parte, das vendas de novos produtos e serviços, aquisição de novos clientes ou expansão das vendas para novos mercados. As empresas atribuíram os ganhos de receita à transferência de recursos de TI - de atividades tradicionais de manutenção de TI para iniciativas novas, mais estratégicas e inovadoras.

A redução de custos operacionais associados à nuvem é proveniente das vantagens de operação em um ambiente com maior poder de escala, confiabilidade e desempenho. Essas vantagens incluem maior agilidade, maior produtividade dos funcionários, mitigação de riscos, redução de custos de infraestrutura e benefícios de código aberto.

A relação entre nuvem privada e a expectativa de melhores resultados de negócios— A nuvem privada permite melhor utilização de investimentos, maior escala e menor tempo de resposta às solicitações, com maior controle dos recursos dedicados à TI nas empresas.

Já a adoção da nuvem híbrida pode ser mais complexa do que a dos outros modelos. Ela exige portabilidade de carga de trabalho, segurança e implantação de políticas específicas. Esses requisitos foram evidenciados pelo estudo, que mostrou que até 70% dos entrevistados esperam migrar dados entre nuvens públicas e privadas (ou entre vários provedores de computação em nuvem), com alto nível de segurança e pré-requisitos de políticas.

Adoção de nuvem madura por país —O grau de “maturidade” de cloud computing varia conforme o país, com os Estados Unidos e a América Latina entre as regiões com o maior percentual de empresas com estratégias de nuvem repetível, gerenciada ou otimizada, e o Japão curiosamente com o menor número entre os países que participaram do estudo**. O estudo observa a porcentagem de empresas com adoção da nuvem madura por país e região:. 34% EUA |. 29% América Latina|. 27% Reino Unido |. 22% França |. 21% Alemanha |. 19% Austrália |.19% Canadá|. 18% Coréia|. 17% Holanda| . 9% Japão.

Adoção de nuvem por setor —Em termos de indústria, o setor de manufatura tem a maior porcentagem de empresas em um dos níveis de adoção de nuvem (com 33%), seguido de TI (30%), finanças (29%) e saúde (28%). Os níveis mais baixos de adoção registrados, na classificação por setor, foram governo/educação e serviços profissionais (22% cada) e varejo/atacado (20%). Ainda na classificação por indústria, os setores de serviços profissionais, tecnologia, transporte, comunicações, e serviços públicos esperam maior impacto sobre seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Cisco® Business Cloud Advisor – Ferramenta e Workshop de Adoção —A Cisco está ajudando os seus clientes a transformar os resultados deste estudo em relatórios customizados. Através do Cisco® Business Cloud Advisor, a interação se dá de duas formas: uma Ferramenta baseada em uma pesquisa simplificada e um Workshop mais aprofundado.

A Ferramenta permite aos clientes determinarem a sua própria maturidade de adoção da nuvem e os benefícios para seu negócio, correlacionando seus pares da indústria, o tamanho da empresa e sua geografia. Os clientes podem acessar a ferramenta e informações adicionais no link cisco.com/go/bca.

Já o Workshop permite que a Cisco e seus parceiros qualificados promovam um nível mais profundo de análise para as empresas. O Workshop de meio período visa ajudar as companhias a mensurar o potencial impacto da adoção da nuvem sobre sua área de TI, por meio de uma ampla variedade de indicadores-chave de desempenho. As recomendações incluem uma orientação agnóstica de fornecedor para as empresas evoluírem sua jornada na nuvem através de diversos domínios, incluindo a Intercloud. A Ferramenta e o Workshop de Adoção estão sendo lançados mundialmente.

O Cisco® Business Cloud Advisor – Ferramenta e Workshop se baseia na mesma pesquisa de mercado primária conduzida pela IDC.

Nick Earle, Vice-Presidente Sênior de Vendas de Serviços Gerenciados da Cisco: "Ao conversarmos com clientes interessados ??em aproveitar esta segunda onda de cloud computing, vimos que muitas vezes eles estão mais concentrados nos modelos de nuvem privada e híbrida – principalmente por perceberem que essas soluções oferecem a segurança, desempenho, preço e controle de dados procurados para a ampliação de suas empresas. Essa observação está alinhada aos resultados do estudo da IDC, que mostra que 44% das empresas ou já implantaram ou têm planos concretos de implementação de nuvem privada, enquanto 64% dos interessados estão considerando soluções de nuvem híbrida".

Rodolfo Molina, Diretor de Nuvem da Cisco para a América Latina: “A estrategia de nuvem nas empresas é cada vez mais importante para sua digitalização. Nesta segunda onda da nuvem, a Cisco disponibiliza uma poderosa ferramenta para seus clientes e parceiros, que relaciona indicadores estratégicos de negócio com a adoção de serviços. Para a América Latina isso será fundamental, já que sua média de adoção da nuvem é mais acelerada que a média mundial”.

Robert Mahowald, VP, SW de SaaS e nuvem da IDC: "Diversos estudos da IDC demonstram que empresas que optaram pela adoção de nuvem avançada apresentam melhores resultados de negócios, incluindo melhores desempenho, receita, atribuição estratégica de TI, maior flexibilidade e redução de custos. Mas a maioria das empresas ainda não avançou muito nessa jornada e precisa se concentrar nas competências, metodologias e em melhores práticas para chegar ao próximo nível. A Ferramenta de Adoção Cisco® Business Cloud Advisor pode ajudar as empresas a avaliarem sua maturidade na construção de uma topologia de nuvem híbrida eficaz, além de ajudá-los a avançarem para níveis mais elevados de adoção, conquistando melhores resultados de negócios". | www.cloudbusinessoutcomes.com.

.*Madura refere-se a empresas que estão nos estágios repetíveis, gerenciados e otimizados de adoção da nuvem. | ** O estudo mostrou que 55% de empresas na China contam com estratégias de nuvem repetíveis, gerenciadas ou otimizadas. Porém, as companhias entrevistadas naquele país eram, em média, de maior porte que as pesquisadas nos outros países.

A Cisco (Nasdaq: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. | www.cisco.com.br. | http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/.

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