Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2015 - 07:59

Pesquisa revela que o “verme do coração” atinge até 60% dos cães das regiões litorâneas do Rio de Janeiro

Para combater a dirofilariose, que pode levar o animal à morte, Zoetis traz ao mercado o produto injetável ProHeart SR-12 como forma de prevenção.

Praia e calor é a combinação perfeita para aqueles que gostam de clima quente e úmido. No entanto, esse ambiente também é ideal para os mosquitos transmissores da dirofilariose – doença parasitária provocada por vermes que se alojam, principalmente, nas artérias que saem do coração dos cães. Cerca de 60% dos animais das regiões litorânes do Rio de Janeiro estão acometidos pela enfermidade, pois as altas temperaturas são adequadas para que as fêmeas de algumas espécies dos gêneros Culex e Aedes se reproduzam. As altas taxas de prevalência da enfermidade fizeram com que a Zoetis, líder mundial em saúde animal, trouxesse ao mercado o produto injetável ProHeart SR-12. Com a aplicação de dose única, o proprietário consegue manter seu animal protegido por 12 meses.

A doença, popularmente conhecida como “verme do coração”, tem se espalhado por várias regiões do Estado fluminense como revela recente pesquisa: 58,6% dos cães da região oceânica de Niterói estão infectados, assim como nos municípios de Armação de Búzios (62,2%), Cabo Frio (27,5%) e Mangaratiba (16,3%). Cerca de 1,6 mil animais que viviam em áreas endêmicas de todo o País foram avaliados nessa pesquisa conduzida pela Dra. Norma Labarthe, auxiliada por especialistas de diversas universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “O aumento da incidência da enfermidade na região dos Lagos é preocupante e a população precisa se conscientizar sobre a gravidade da dirofilariose. Posso proteger o meu cão, mas o meu vizinho precisa fazer o mesmo, pois seu animal pode se tornar um hospedeiro e fazer com que os cães da região corram risco de contaminação”, explica Dr. Marcos André Carrilho Crus, médico veterinário e especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais.

Outro agravante para esse cenário está relacionado aos sinais clínicos da doença, provocada por vermes (Dirofilaria immitis) que se alojam no coração e nas artérias pulmonares dos cães: “Os sintomas como tosse, insuficiência respiratória, emagrecimento, cor escura da língua e intolerância ao exercício só são aparentes depois de alguns meses que o animal já está infectado”, afirma a médica veterinária e especialista em cardiologia Dra. Monique Couto Marinho. O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário, que irá se basear nas informações obtidas junto ao proprietário e nos exames clínicos para diagnosticar a presença da doença. “Portanto, a conscientização dos médicos veterinários e proprietários, além da prevenção por meio da aplicação do produto é a única forma de evitar a dirofilariose nos animais”, afirma a especialista.

Com tecnologia inédita no mercado e qualidade inerente aos medicamentos e vacinas da Zoetis – considerada referência no mercado em produtos de longa ação –, o produto pode ser incorporado ao calendário anual de prevenção de doenças dos cães, a partir dos seis meses de idade. “O ProHeart SR-12 contém um sistema inovador de microesferas lipídicas que liberam a moxidectina (endectocida) de forma lenta aos tecidos, permitindo que o animal permaneça protegido contra infecções por um período de 12 meses”, explica o diretor de Animais de Companhia da Zoetis, Tiago Papa. O produto será lançado inicialmente com exclusividade para o Estado do Rio de Janeiro, que apresenta a maior incidência da doença no País.

A companhia já disponibiliza no mercado outra opção para prevenção da doença, o antiparasitário Revolution. À base de selamectina, o produto também age contra o verme do coração, explica Tiago: “Revolution é a pipeta mais completa do mercado, pois além de atuar de forma eficaz no combate à dirofilariose, também age contra vermes intestinais, sarna de ouvido, sarna sarcóptica, piolhos, pulgas e carrapatos”, afirma. Com uma aplicação mensal, fácil e rápida sobre a pele do pescoço, o medicamento é absorvido cerca de duas horas após o uso e, logo após a secagem do produto, o animal já pode voltar ao convívio familiar. “O produto também atua no ambiente, diminuindo a quantidade de larvas e ovos de pulgas presentes”, finaliza.

Perfil—Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. Com o faturamento de US$ 4,8 bilhões em 2014, a empresa trabalha continuamente para compreender os desafios reais de quem cria e se importa verdadeiramente com os animais em 120 países. Com cerca de dez mil funcionários em todo o mundo, a Zoetis tem uma presença local em cerca de 70 países, sendo que em 11 destes possui 27 fábricas. | 0800 011 19 19.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira