Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2015 - 07:45

GE se torna primeira fabricante a atingir mil turbinas eólicas em operação no Brasil


Durante a Brazil Windpower, feira que acontece no Rio de Janeiro de 1° a 03 de setembro(terça a quinta-feira), e debate tendências e inovações no setor eólico brasileiro, a GE celebra a entrada em operação de sua milésima turbina ao mercado brasileiro, sendo a primeira fabricante a atingir o marco no País. O aerogerador faz parte do parque eólico Santa Brígida, de 181.9 megawatts, um dos sete parques que integram o complexo Caetés, operado pela Casa dos Ventos em Pernambuco. A milésima turbina GE em operação remete a contrato firmado em março de 2015, que previa o fornecimento de 107 aerogeradores. Até o final de 2015, a GE chegará a mais de 2 gigawatts em operação no Brasil.

“Hoje celebramos um marco para a GE, mas acima e tudo uma conquista para toda a indústria eólica brasileira. O setor está crescendo a uma taxa de 2 a 3 GW ao ano e, para acompanhar a evolução, temos realizado diferentes investimentos a fim de apoiar o desenvolvimento da indústria local”, diz Jean-Claude Robert, diretor-geral da divisão de Energias Renováveis da GE para a América Latina. “Hoje, as turbinas GE apresentam 98% de disponibilidade, o que é fruto de diversos esforços realizados pela companhia ao longo dos últimos anos”, revela.

Como fruto dos investimentos mencionados, recentemente a GE anunciou a expansão da capacidade de produção de sua fábrica de aerogeradores em 30% – podendo hoje produzir 500 máquinas/ano — e a abertura de três novos centros de Operação e Manutenção de turbinas no Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que ajudarão no desenvolvimento de novas regiões.

Os novos centros atenderão a demanda de clientes importantes da GE no País, a exemplo da Casa dos Ventos. “Com o aumento da relevância da energia eólica na matriz brasileira e a expansão dos investimentos da Casa dos Ventos no setor, estamos felizes em podermos contar com o suporte da GE, empresa estratégica e líder no setor eólico”, comenta Virna Araripe, diretora da Casa dos Ventos. Para as empresas, a evolução a passos largos da indústria local passa pela atuação do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que a partir de 2012 passou a estimular a nacionalização progressiva dos componentes eólicos para acesso ao Finame, linha especial de crédito oferecida aos operadores de parques.

Nos últimos dois anos, a GE foi responsável por desenvolver mais de cem fornecedores locais e estimular a abertura de seis novos parques fabris de fornecedores. Até o momento, os novos fornecedores atraídos pela GE realizaram investimentos que somam mais de R$ 150 milhões e geraram mais de 300 empregos diretos no País.

Um dos principais contratos firmadas pela empresa nesse contexto foi com a fabricante sueca de rolamentos SKF, que em junho iniciou a operação de sua primeira fábrica de rolamentos eólicos (pitch e yaw) no Brasil. Localizada em Cajamar (SP) e fruto de investimentos de R$ 73 milhões, a operação local da SKF será fundamental ao endereçar um dos principais gargalos da indústria brasileira, que antes possuía um único fornecedor de rolamentos para todo o setor eólico. “Contudo, ainda estamos focados em atrair novos fornecedores para o mercado eólico a fim de garantir capilaridade ao setor”, salienta Rodrigo Ferreira, diretor de Suprimentos da divisão de Energias Renováveis da GE para a América Latina.

Atualmente, a GE mantém uma fábrica em Campinas, no interior de São Paulo e dois centros de manutenção de turbinas na Bahia e no Rio Grande do Norte focados no suporte a operação local dos clientes da GE. Os três centros anunciados para o Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Sul devem entrar em operação até o final deste ano.

Perfil—A GE combina os universos físico e digital de uma maneira singular. Ela se dedica a imaginar coisas que outros não conseguem, a construir soluções que outros não podem e a criar inovações para fazer o mundo funcionar melhor. Em seus laboratórios, em suas fábricas e junto de seus clientes, a GE está inventando a próxima era industrial para construir, mover, gerar energia e trazer mais saúde para o mundo.

Perfil—A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira