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03/09/2015 - 08:13

Assessorias da Aconseg-RJ debatem os impactos da crise econômica no mercado


A queda do PIB brasileiro, a inflação e juros em alta e o ajuste fiscal desaguaram nas empresas, trazendo uma grande o desafio, que é manter a competitividade. Apesar do crescimento acima da média quando comparado a outros setores da economia no país, os seguros também sofrem as consequências deste momento de dificuldades.

Na palestra “O efeito da economia no mercado de seguros”, proferida no dia 1º de setembro(terça-feira), pelo consultor da Confiance, Minas Mardirossian foram reveladas tendências para que as assessorias e os corretores de seguros encontrem caminhos alternativos que permitam a manutenção e expansão de seus negócios.

Segundo Minas, o primeiro passo é olhar para dentro da empresa. “Os diretores das assessorias precisam definir qual é a missão de suas empresas e fazer com que os funcionários a conheçam, construindo junto com eles uma estratégia para alcançá-la. Além disso, devem ficar atentos ao orçamento anual; divulgar, avaliar e reformular metas em parceira com os gerentes de cada área”, afirmou.

O especialista destacou a importância de diversificar a oferta de produtos. Hoje, a maioria das assessorias concentram suas vendas no seguro de automóveis. Entretanto, a queda de 21% na comercialização de veículos até junho deste ano, a dispensa de funcionários pelas montadoras e os baixos índices de exportação deixam claro que a carteira não pode ser a única opção para os corretores. “As oportunidades estão nos ramos que ainda contam com pouca adesão”, explica Minas.

Para fugir da redução de novos negócios e da perda de segurados, é necessário enxergar essas alternativas de forma ágil e criativa. O papel das assessorias é incentivar a venda das demais carteiras por meio de campanhas e, principalmente, cursos, treinamentos e seminários oferecidos aos seus corretores. “Ampliar o conhecimento dos profissionais é fundamental para a melhora do atendimento”, completa o consultor, acrescentando que “o bom relacionamento é responsável pela aproximação entre empresa e cliente”.

O corretor que conhece os produtos dos diferentes ramos e estuda sobre técnicas de vendas tem mais subsídios para fechar negócios, bem como para identificar se os produtos já contratados estão de acordo com o perfil dos segurados. “O mercado não precisa de corretores de produtos, e sim de corretores de seguros”, diz Minas.

É importante lembrar que novas vendas não significam necessariamente novos clientes: “mais importante que buscar novos segurados é entrar em contato com os inativos e ex-clientes, dar mais atenção às renovações e identificar os riscos dos atuais, apresentando soluções por meio do seguro”, aconselha o palestrante. “Aqueles que não saírem de sua zona de conforto ficarão para trás”, finaliza.

O presidente da Aconseg-RJ, Olívio Américo, disse “que a entidade tem exercido o seu papel de trazer conhecimento, informação e cultura aos seus associados, através de palestras, cursos e divulgação dos eventos do mercado. É um momento que temos que dar as mãos uns aos outros para superarmos as dificuldades. Cada um deve fazer a sua parte para que encontremos soluções criativas para contornarmos o momento de dificuldades”, concluiu.

Dicas para vender mais na crise: ninguém tem uma fórmula mágica para vencer a turbulência econômica, mas bom senso e alguns pontos de atenção fazem a diferença e podem abrir horizontes de oportunidades para as assessorias e corretores de seguros.

Algumas das recomendações do Consultor Minas Mardirossian:

1) As assessorias precisam definir qual é a missão de suas empresas e fazer com que os funcionários a conheçam, construindo junto com eles uma estratégia para alcançá-la;

2) As empresas devem seguir com atenção o seu orçamento anual; divulgar, avaliar e reformular metas em parceira com os gerentes de cada área;

3) Diversificar a oferta de produtos. Hoje, as assessorias concentram suas vendas no seguro de automóveis;

4) As oportunidades estão nos ramos que ainda contam com pouca adesão, tais como Residencial, Odontológico, Transportes, Previdência etc.;

5) Enxergar essas alternativas de forma ágil e criativa, através de incentivo às vendas por meio de campanhas, cursos, treinamentos e seminários oferecidos aos seus corretores;

6) Identificar se os produtos já contratados estão de acordo com o perfil dos segurados;

7) Mais importante que buscar novos segurados é estabelecer contato com os clientes inativos e ex-clientes, ficar atento às renovações e identificar os riscos dos atuais clientes, apresentando soluções por meio do seguro;

8) Os profissionais que não saírem da zona de conforto ficarão para trás.

Aconseg-RJ —Fundada em 1998, a Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ) uma entidade que reúne as assessorias de seguros, uma nova forma de organização das operações do setor, surgida após a reestruturação das seguradoras na década de 90, que reformulou as áreas de produção das companhias. Atualmente, realiza cursos, palestras e debates para fomentar o desenvolvimento das assessorias de seguros no Estado do Rio de Janeiro. | Vania Absalão/VTN.

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