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04/09/2015 - 07:50

Setor automotivo cria oportunidades em tempos de crise

“O Brasil vivencia uma crise econômica”. Essa possível manchete assusta todas as classes sociais e remete o cidadão a pensar em demissões, alta de preços, queda de vendas, aumento da inflação e tantas outras repercussões negativas que uma crise financeira pode causar nos diversos setores do país. Todavia, faz-se necessário questionar: e as oportunidades geradas pela crise?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda da produção industrial no mês de abril em relação a março deste ano foi de 1,2%. Neste cenário negativo, empresários decididos a retomar o folego têm adotado medidas para enfrentar essa conjuntura econômica.

O aumento das atividades empreendedoras, principalmente no cenário baiano, deve-se a três fatores: inovação, capacidade e feeling. É preciso ter visão e coragem para fazer/refazer seu plano de negócio, contratar um home office, se aliar a novos investidores, verificar pontos de abertura de franquias, alterar a visão de marketing e focar as vendas em outros produtos. Ações que podem ser aplicadas a todos os setores empresariais a fim de evitar as tão temidas demissões em massa e auxiliar a manter a saúde financeira da empresa.

Por exemplo, as concessionárias, neste período, tiveram uma forte queda na venda de carros novos. Segundo a Federação dos Concessionários – FENABRAVE, a queda nas vendas de carros comerciais leves novos em abril, comparado com o mesmo período do ano passado, foi de 20,8%. Contudo, o mercado de venda de seminovos cresceu cerca de 9,4%.

A alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o encarecimento dos veículos zero quilômetros impulsionaram a venda dos automóveis usados, consequentemente, os bancos ampliaram o crédito para este produto. É a lógica do mercado, se o indivíduo não pode pagar por um carro novo, mas precisa trocá-lo, irá recorrer para um automóvel que lhe ofereça condições próximas ou iguais (as vezes até melhores), por um preço mais acessível, no caso, os seminovos.

Desta forma, as concessionárias têm estimulado os consumidores a adquirir este produto, muitas vezes esquecido durante o ano. Ainda, para evitar demissões, uma boa iniciativa seria redirecionar os funcionários do seguimento da empresa em queda para aquele ascendente. O remanejamento de empregados é uma ótima iniciativa para evitar os cortes.

Outro segmento automotivo que tem se destacado é o setor de serviços, como as oficinas e os lojistas. A troca de peças, pneus e consertos em geral prolongam a vida útil do bem a fim de que ele mantenha seu rendimento neste período. Ainda, há aqueles que optam por incrementar o seu carro com outros acessórios. Esta é a oportunidade ideal para este segmento automobilístico oferecer atrativos para o consumidor, fornecendo um serviço personalizado e de excelência.

Diante do exposto, resta claro que há caminhos para estabilidade, e até crescimento, durante o período crise. Cabe às empresas revisar os seus planos de negócio, investir nas novas necessidades dos consumidores e utilizar da criatividade, e porque não do otimismo, para enfrentar esse período criando um leque de oportunidades!

. Por: Taís Almeida, colaboradora do escritório Lapa & Góes e Góes Advogados Associados, atuando nas áreas do Direito Empresarial, Cível e das Relações de Consumo. Graduanda em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa.

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